EQST

Quando Usar A Contrario Sensu?

Quando usar a contrario sensu?

A expressão Contrario Sensu no direito é utilizada no processo de argumentação, sendo também conhecida como “apelo do contrário”. Ela denota qualquer proposição que é argumentada como correta, porque não é refutada por um determinado caso. É o oposto da analogia.

Qual o significado de sensu?

Do latim, significa sentido. "Lato sensu" quer dizer no sentido amplo de um termo.

Qual o objetivo da argumentação jurídica?

A teoria da argumentação surge no mundo jurídico, muito ligada à teoria do discurso, com o objetivo de questionar e expor, que a fundamentação racional do discurso é válida e possível, principalmente o jurídico, dando-lhe algumas normas e regras.

O que é argumento ad rem?

Argumento ad rem , Jur : argumento que, para esclarecer a verdade, vai diretamente ao ponto central da questão. ... Argumento dedutivo , Lóg : aquele em que se supõe que a conclusão decorra das premissas, de tal modo que seria contraditório afirmá-las e negar a conclusão.

O que significa Teoria da Argumentação jurídica?

A teoria da argumentação surge no mundo jurídico, muito ligada à teoria do discurso, com o objetivo de questionar e expor, que a fundamentação racional do discurso é válida e possível, principalmente o jurídico, dando-lhe algumas normas e regras. A argumentação faz parte do cotidiano da sociedade.

O que é Adrem?

Com precisão ou sem rodeios (ex.: responder ad rem).

O que quer dizer ad hominem?

Uma prática muito comum em discussões (especialmente aquelas que despertam grandes paixões) é a de fugir do assunto em questão e atacar a pessoa que está falando. Essa é a chamada falácia ad hominem (do latim, “contra a pessoa”).

O que significa um curso lato sensu?

Significado de cada um Tanto “lato sensu” quanto “strictu senso” são expressões que vêm do latim. Elas significam, respectivamente, “sentido amplo” e “sentido estrito”. Em outras palavras, se referem a cursos de pós-graduação em sentido mais amplo ou mais estrito.

Quais são as duas bases da argumentação jurídica?

A argumentação jurídica racional e prática. Tem-se uma valoração dos princípios constitucionais, dos Direitos e garantias detidos na Constituição, que devem ser respeitados e ponderados, diante de uma argumentação bem fundada, que alcance a generalidade, objetividade e racionalidade desejadas.

Como a falácia ad hominem pode ser definida?

Esta é uma expressão em latim e pode ser traduzida como "argumento contra a pessoa" (argumentum ad hominem). A falácia do tipo ad hominem pode ser classificada como um desvio de atenção, tirando o foco do assunto em discussão para algum aspecto que não tem qualquer relação com a proposição apresentada.