Os ventos os superam 50 km/h. Furacão : vento circular forte, com velocidade igual ou superior a 108 km/h. ... Os ventos precisam ter mais de 119 km/h para uma tempestade ser considerada um furacão.
De acordo com a escala de Beaufort, que quantifica os ventos e indica suas consequências, velocidades do vento de 55 a 65 km/h já são capazes de provocar quebra das árvores, enquanto ventos de 78 a 90 km/h são responsáveis pelo arranquio, com consideráveis danos estruturais (DAVIES, 1972).
Dependendo da velocidade, as rajadas de vento provocadas por nuvens cumulonimbus podem destelhar casas, arrancar placas de propaganda, quebrar galhos grandes de árvores e até arrancar algumas árvores pela raiz.
As espécies comumente usadas para quebrar vento são: Grevillea robusta, Casuarina spp. Erythrina, Pinus patula e Leucaena leucocephala. Decidir as distâncias entre os bancos de árvores. Em pequenas parcelas, pode ser suficiente posicioná-las apenas em uma ou mais bordas.
Tipos de Cortinas Quebra-Ventos Os tipos de cortinas são os seguintes: - grandes cortinas; - cortinas médias; - bandas arborizadas; - cortinas de coníferas; - cortinas de sub-arbóreas e arbustos; - cortinas ornamentais; - cortinas campestres.
1 – Crie uma barreira viva ou recorra a quebra-vento artificial: “É simples, basta usar plantas mais resistentes para proteger as mais frágeis, cultivando-as bem perto uma da outra”, explica. Diversos materiais também podem ser usados como quebra-ventos, como cercas e telas de acrílico.
O quebra-vento é uma barreira vegetal usada para proteger as plantas contra a ação de ventos fortes, além de proporcionar um ambiente favorável à produtividade das lavouras e dos animais. O objetivo principal do quebra-vento é reduzir a velocidade do vento.
As árvores devem ser eretas, flexíveis, não caducifólias (que perdem totalmente a folhagem durante uma certa época do ano) apresentando bom crescimento, sistema radicular profundo, para explorar, principalmente, as áreas de solo não atingidas pelas raízes do cafeeiro.
O quebra vento ajuda na diminuição da erosão eólica, e se dá por conta do carreamento das partículas que compõe o solo, sendo assim o quebra vento tem um efeito de ajudar com a conservação da umidade do solo.
Vantagens da implantação de quebra-ventos nas propriedades: Amadurecimento precoce (mais cedo) das plantas. Redução do ataque de doenças e insetos prejudiciais nas plantações. Abrigo para pássaros e insetos benéficos (como inimigos naturais e abelhas). ... Aumento do rendimento de produção das plantas e animais.
A indicação desta espécie se deve ao fato de ser a que mais se aproxima da árvore ideal para quebra-ventos, que deve ser ereta, perenifólia, de rápido crescimento, pouco agressiva na competição radicular e de copa não muito densa.
Importância dos ventos O movimento do ar é fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra. Em geral, os ventos têm a função de levar ar frio para o Equador e ar quente para os polos, um equilíbrio essencial para as temperaturas não ficarem tão extremas nas áreas citadas.
Plante em linhas desencontradas. A disposição das plantas deverá ser desencontrada, respeitando os espaçamentos de cada espécie, mas que faça o vento circular em linhas sinuosas, perdendo a velocidade. Intercalando folhagens de textura fina, como as coníferas, com arbustos de folhas maiores poderá funcionar melhor.
Chamamos de cortina quebra-vento uma espécie de faixa formada com árvores e arbustos ao redor da área de cultivo agrícola. Essa prática tem o objetivo de alterar o fluxo do vendo na região, o que vem a diminuir o seu impacto em certas áreas e ajuda a proteger o solo do efeito do vento e da erosão que ele pode causar.
5 plantas resistentes ao vento
Conheça 20 espécies de flores que gostam de sol
Siga conosco, confira e inspire-se!