EQST

Quando O Que Pode Ser Substitudo Por Onde?

Quando o que pode ser substituído por onde?

Isso acontece porque acrescenta-se a preposição a à palavra onde, o que dá indicação de movimento de acordo com a regência dos verbos que acompanham essa palavra. Nos casos em que onde pode ser substituído por “em que”, “aonde” pode ser substituído por “a que”/ “ao qual”/ “à qual”. Observe: Aonde você o levou?

Como saber qual é o pronome relativo?

E aí vai uma dica importantíssima: para saber se ele realmente é um pronome relativo, basta substituí-lo por “o qual, os quais, a qual, as quais”. Logo, o porquê de tal classificação. Dependendo da situação, o “que” pode atuar ora como conjunção integrante ora como pronome relativo.

Que é pronome relativo quando puder ser substituído pelo o qual?

Não se pode iniciar o período pela outra oração, pois o pronome relativo quem só funciona como sujeito, quando puder ser substituído por o que, a que, os que, as que, aquele que, aqueles que, aquela que, aquelas que.

Quais são os pronomes relativos?

Que é uma preposição?

A preposição faz parte da classe de palavras invariáveis da língua portuguesa. Sua principal função é estabelecer entre palavras e orações relações de sentido e de dependência, portanto, uma relação de subordinação. ... Em determinadas situações, as preposições serão fundamentais para a compreensão da frase ou da oração.

Quais são as 5 conjunções coordenativas?

Conjunções coordenativas

  • aditivas;
  • adversativas (oposição);
  • alternativas;
  • conclusivas;
  • explicativas.

O que é conjunções coordenativas exemplos?

As conjunções coordenativas são palavras que ligam duas orações ou termos da oração com a mesma função. ... As orações coordenadas são independentes entre si, ou seja, possuem significado singular, mesmo que ligadas pela conjunção. Veja o exemplo: A lua surgiu e as estrelas inundaram o céu de luz.

O que é uma conjunção aditiva?

Gramática. As conjunções aditivas são palavras que ligam dois termos ou duas orações de mesma função, estabelecendo relação de adição entre elas. Quando as orações podem ser independentes uma da outra, mas estão ligadas pela conjunção, são chamadas de orações coordenadas.

O que é relação de explicação?

As explicativas ligam a oração anterior a uma oração que a explica, que justifica a ideia nela contida. Expressam a relação de explicação, razão ou motivo (exemplo: que, porque, porquanto, pois, por isso (anteposta ao verbo), já que, visto que, como).

Qual das palavras a seguir é uma Conjuncao adversativa?

2) Adversativas: ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante. Por exemplo: Tentei chegar mais cedo, porém não consegui.

O que é palavra adversativa?

substantivo feminino [Gramática] Conjunção coordenativa que liga palavras ou orações, estabelecendo, entre elas, ideia de oposição, contraste, compensação; conjunção adversativa: a festa acabou, mas o barulho continuou. adjetivo Que é contra, contrário; que se opõe; adverso: pessoa adversativa.

O que é conjunção subordinativa exemplos?

Porque, pois, por isso que, uma vez que, já que, visto que, que, porquanto. Se, caso, salvo se, desde que, contanto que, dado que, a menos que, a não ser que. Conforme, segundo, como, consoante. Por mais que, por menos que, apesar de que, embora, conquanto, mesmo que, ainda que, se bem que.

Quais são as conjunções subordinativas?

As conjunções não desempenham função sintática na oração e são ligadas somente pelos conectivos. ... As conjunções subordinativas dividem-se em: causais, concessivas, condicionais, comparativas, finais, proporcionais, temporais, comparativas, consecutivas e integrantes.

Quais são as conjunções concessivas?

b) Concessivas: introduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, sem, no entanto, impedir sua realização. São elas: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto, etc.

Quais são as conjunções consecutivas?

b) Consequência As orações subordinadas adverbiais consecutivas exprimem um fato que é consequência, que é efeito do que se declara na oração principal. São introduzidas pelas conjunções e locuções: que, de forma que, de sorte que, tanto que, etc., e pelas estruturas tão... que, tanto... que, tamanho... que.