crossorigin="anonymous">
A Educação de Jovens e Adultos (EJA), segundo a LDB 9394/96, refere-se à concepção criada por Paulo Freire, com o objetivo de levar a alfabetização à Jovens e Adultos que, não tiveram a oportunidade de frequentar a escola no tempo hábil, por exemplo, por terem morado em interiores durante sua infância e desde cedo ...
De acordo com a Lei Federal nº 9.
A Educação para Jovens e Adultos (EJA) é uma forma de ensino da rede pública no Brasil, com o objetivo de desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade, para as pessoas que não possuem idade escolar e oportunidade.
Neste cenário, o educador Paulo Freire surge como uma referência na EJA, através de sua proposta de alfabetização inovadora. Este trabalho traz ainda uma pesquisa bibliográfica e de campo realizada na Escola Municipal de Educação Básica Governador Afrânio Lajes em Delmiro Gouveia-AL.
Freire é pernambucano e um dos mais respeitados intelectuais de todos os tempos da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento pedagogia crítica. Criou a Pedagogia do Oprimido, método de alfabetização de adultos implementado no Brasil e em diversos países no exterior.
Desta forma, escreva uma redação com o tema: QUAIS OS DIVERSOS ESPAÇOS PARA A EFETIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EJA E SUA EFICÁCIA. ... A educação de jovens e adultos ocorre nos mais diversos espaços, podendo ocorrer diretamente em salas de aula, através de órgãos não governamentais, como igrejas, ONGs e no seu cotidiano.
Os alunos e alunas da EJA trazem consigo uma visão de mundo influenciada por seus traços culturais de origem e por sua vivencia social, familiar e profissional. ... Ao escolher o caminho da escola, a interrogação passa a Page 4 4 acompanhar o ver desse aluno, deixando-o preparado para olhar.
A escola representa para os alunos da EJA um espaço ao mesmo tempo de recolocação social, de sociabilidade, de formalização do saber e de desenvolvimento pessoal. Nesse sentido, os alunos jovens e adultos diferem, em muitos aspectos, das crianças, e isto deve ser sempre considerado.
Pensar sujeitos da EJA é trabalhar com e na diversidade. ... Entre tensões, entre modos distintos de construir identidades sociais e étnico-raciais e cidadania, os sujeitos da diversidade tentam dialogar entre si, ou pelo menos buscam negociar, a partir de suas diferenças, propostas políticas.
O aluno da EJA precisa de autonomia, essa autonomia o professor pode dar ou tirar desse aluno, sendo assim todo e qualquer trabalho docente necessita de reflexão, é preciso pensar diariamente no trabalho que está sendo exercido, se realmente está contribuindo para formação do educando.
Assim como o planejamento das aulas é diferente, as dificuldades também mudam do Ensino Fundamental nas turmas regulares e nas turmas de EJA. Miriam observa que, ao contrário das crianças, os adultos têm mais medo de errar, principalmente na hora de formular hipóteses de escrita.
O curso é ofertado em três etapas, sendo:
Entre as causas estão a idade dos alunos, o tempo que estiveram longe da escola, a falta de hábito de estudo, a incompreensão dos conteúdos, o não uso da língua na norma culta e por não compreenderem a necessidade de estudar determinados componentes curriculares.
No cotidiano escolar muitos são os desafios enfrentados pelos alunos da EJA na busca por um ensino com qualidade, como exemplo, a diversidade cultural, a diferença de idades entre os alunos, equacionando dificuldades de estabelecerem boas relações, a superação do analfabetismo digital, o cansaço, a formação ...
6 dicas de como motivar os alunos para a aprendizagem
Pensando nisso, preparei esta lista com dicas que podem ser úteis para um iniciante na EJA:
Dificuldades, como o acesso à internet, inviabilizam a modalidade de ensino voltada para a Educação de Jovens e Adultos – EJA. “A educação é um pilar importantíssimo para o desenvolvimento de uma nação. A educação foi uma delas. ...
R$ 1.
Os jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de iniciar ou concluir os ensinos Fundamental ou Médio na idade adequada, de acordo com a legislação, podem ter acesso a essas etapas da escolaridade por meio de cursos e avaliações voltadas à modalidade de ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Sua tarefa é estimular jovens e adultos lhes proporcionando acesso à sala de aula. O professor da EJA deve redirecionar concepções e conceitos em sua organização pedagógica, considerando as especificidades desse segmento.
O professor da EJA deve compreender a necessidade de respeitar a pluralidade cultural, as identidades, as questões que envolvem classe, raça, saber a linguagem dos seus alunos, caso contrário, o ensino ficará limitado à imposição de um padrão, um modelo pronto e acabado em que se objetiva apenas ensinar a ler e ...
Qualquer pessoa que tenha nível superior pode se candidatar. Universitários que façam cursos de licenciatura também serão aceitos. O projeto necessita de professores e monitores nas disciplinas de português, matemática, ciências, história, geografia, inglês, educação física e educação artística.
Resumindo, essas são algumas das principais dicas para quem deseja se tornar um bom tutor de reforço escolar: