1º de maio de 1943
Alternativa “b”. (UECE-CE/2001) São características da legislação trabalhista estabelecida no período Vargas: a) A instituição do imposto sindical e a universalização dos direitos trabalhistas e políticos aos trabalhadores urbanos e rurais.
Cartaz de propaganda do governo Vargas fazendo alusão as leis trabalhistas. Outra característica importante do trabalhismo de Vargas era o corporativismo, apresentando-se como alternativa ao socialismo e ao liberalismo capitalista. ... O corporativismo promoveria a harmonia social, o progresso, o desenvolvimento e a paz.
Entre os direitos garantidos, estão o salário mínimo, a carteira de trabalho, a jornada de oito horas, as férias remuneradas, a previdência social e o descanso semanal. A CLT regulamentou ainda o trabalho da mulher e do menor de idade e estabeleceu a obrigatoriedade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
- direito a férias anuais remuneradas; - descanso semanal e direito à previdência social; - regulamentação do trabalho do menor e da mulher.
era uma relação boa, vargas era conhecido por ser populista assim como o presidente Lula, ou seja, oferecia ao povo tudo o que precisava, principalmente aumento nos salários e melhoria de vida.