O Determinismo (Escola Geográfica Alemã) é caracterizado pelo pensamento de que o meio natural determinava o homem. ... O Possibilismo (Escola Geográfica Francesa) contrapõe-se ao determinismo alemão, pois acredita na possibilidade de haver influências recíprocas entre o homem e o meo natural.
Para o filósofo francês contemporâneo Gilles Deleuze, a liberdade não é livre escolha, e sim criação. Nesse sentido, há o determinismo (co-determinismo, na teoria desse filósofo) que não esbarra na liberdade individual, pois todo indivíduo tem capacidade de criar.
De acordo com o determinismo, tudo no universo está limitado e condicionado a leis imutáveis, por isso toda e qualquer ação humana é predeterminada pela natureza. As ações humanas são também previsíveis, já que são determinadas por acontecimentos anteriores.
Determinismo geográfico é a concepção segundo a qual o meio ambiente define ou influencia fortemente a fisiologia e a psicologia humana, de modo que seria possível explicar a história dos povos em função das relações de causa e efeito que se estabeleceriam na interação natureza/homem.
O determinismo geográfico é a crença de que o ambiente determina os padrões da cultura humana de um determinado local e seu desenvolvimento social. Neste caso são levados em consideração principalmente os fatores físicos, como formas de relevo e clima.
A essa concepção deu-se o nome de Determinismo geográfico, em que o homem seria produto do meio, ou seja, as condições naturais é que determinam a vida em sociedade. O homem seria escravo do seu próprio espaço. ... Para ele, o Estado seria a sociedade organizada para construir, defender ou expandir o seu território.
Nesse sentido, o Determinismo Biológico ocorre quando existe algum fator supostamente tido como limitante (cor de pele, deficiência, etc) que inibe o indivíduo de desfrutar plenamente da liberdade. Analogamente, o Geográfico está relacionado à posição geográfica como supostamente limitante (Sertão, favela, etc).
Populações que habitam regiões quentes e úmidas seriam mais preguiçosas. Pessoas de regiões muito frias seriam menos emotivas, mais rigorosas e mais racionais.
O determinismo biológico entende que tudo que acontece com o indivíduo está ligado a sua formação genética, enquanto o determinismo geográfico afirma que tudo está ligado a posição do indivíduo no planeta - e sua relação com o clima e natureza.
O determinismo biológico é baseado em uma série de estereótipos, como por exemplo: todo asiático tem inteligência acima da média, negros são melhores em esportes e europeus são culturalmente mais elevados.
O determinismo biológico é um conceito que afirma que as características físicas e psicológicas do ser humano são determinadas por sua raça, nacionalidade ou por qualquer outro grupo específico a qual ele pertença.
Existe, também, o determinismo genético, que afirma que uma pessoa é, em todos os seus aspectos, determinada pelo genoma. ... Já o determinismo geográfico afirma que o ambiente físico e as características geográficas são o fator principal na criação da cultura.
O determinismo biológico surge como uma escola de pensamento em que uma cultura é geneticamente superior a outra. Essa visão é totalmente errônea. Um exemplo de determinismo biológico está no fato das culturas Europeias se considerarem mais evoluídas que outras.
Determinismo Biológico é a comparação física e psicológica de um ser humano com seus costumes, nacionalidade ou o grupo que pertence. A influencia das características de cada ser humano é diretamente ligada à sua cultura. ... Dessa forma um ser humano não seria capaz de tomas decisões ou de sugeri-las na sociedade.
O determinismo biológico se assemelha ao determinismo geográfico quando acredita que as diferenças culturais seriam explicadas em função da genética de cada indivíduo.
Eles consideram o clima como fator importante no determinismo geográfico. A natureza dos homens é mesma, são seus hábitos que os mantêm separados. Muito influencia na fisionomia do ser humano, ou seja, na formação de caráter do homem. Não é difícil de enxergarmos isso, pelo contrario é uma coisa nítida!
Resposta. Resposta: O determinismo biológico, é o que busca explicações para comportamentos e valores na natureza dos indivíduos, entendida como sua raça ou suas heranças genéticas. Relativismo cultural, segundo o qual as culturas humanas só podem ser compreendidas em relação a si mesmas.
ou: que é geral no conjunto de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existência própria, independente das suas manifestações individuais.
Explicação: Determinismo geográfico é a concepção segundo a qual o meio ambiente define ou influencia fortemente a fisiologia e a psicologia humana, de modo que seria possível explicar a história dos povos em função das relações de causa e efeito que se estabeleceriam na interação natureza/homem.
Determinismo. Sexismo. A presença do Determinismo Biológico é observada em diversos estudos na área da genética e neurociências, na medida em que buscam identificar e justificar as diferenças comportamentais e cognitivas entre homens e mulheres de modo a restringi-las à informação genética e neurofuncional.
Debates acerca do determinismo existem desde a Grécia Antiga, podemos encontrar em fragmentos de filósofos estoicos, e mesmo anteriores, discussões acerca dos efeitos de se aceitar o determinismo, especialmente quando aplicado às ações humanas. ... O determinismo em sentido estrito implica em apenas um futuro possível.
O libertarismo ou libertarianismo opõe-se ao determinismo por criticarem a existência de um agente externo que possa reduzir as escolhas dos indivíduos. Para os adeptos dessa corrente de pensamento, os indivíduos são plenamente livres e só devem ser determinados pela sua própria vontade.
O Determinismo Social é a crença de que o ambiente social é o maior influenciador na vida dos indivíduos; ou seja; acredita-se que o comportamento individual é moldado em função do ambiente social. ... Aquele que veio de um lar violento, logo tornaria-se um indivíduo violento.
Resposta. a estrutura social refere-se à colocação e à posição de indivíduos e de grupos dentro de um sistema, partindo-se da constatação de que os membros e os grupos de uma sociedade são unidos por um sistema de relações de obrigação, isto é, por uma série de direitos e deveres, aceitos e praticados entre si.
A estrutura social diz respeito à forma como uma sociedade se organiza, ou seja: principalmente através de relações complexas e constantes, que se interligam, como as relações estabelecidas entre os indivíduos, por meio dos papéis sociais que estes assumem.
Estrutura Social é um sistema de organização da sociedade que decorre da inter-relação e posição (status social) entre seus membros. É determinada por diversos fatores, dentre os quais econômico, político, social, cultural, histórico e religioso.
Para ele a estrutura social forma-se para servir a três propósitos básicos: a alimentação, a proteção e a reprodução, sendo que podemos verificar como fragilidade de uma estrutura social qualquer defeito ou vulnerabilidade ligada a esses pilares. Abraços!