O que é Pirâmide de Maslow: De acordo com a ideia de Maslow, os seres humanos vivem para satisfazer as suas necessidades, com o objetivo de conquistar a sonhada autorrealização plena. O esquema descrito na Pirâmide de Maslow trata justamente da hierarquização dessas necessidades ao longo da vida do ser humano.
No contexto profissional e de motivação do trabalho, a Pirâmide de Maslow é aplicada da seguinte forma:
A teoria da Pirâmide da Hierarquia de Necessidades de Maslow foi criada em meados da década de 50.
Abraham Maslow (1908-1970) foi um psicólogo norte-americano que contribuiu muito para a corrente da psicologia humanista. Em 1954, ele publicou a obra que introduziu sua hierarquia de necessidades: A Theory of Human Motivation (Simon and Schuster, 2013), ou Teoria da Motivação Humana.
A explicação está na teoria da Pirâmide de Maslow, que surgiu em meados dos anos 1900, com base em estudos do psicólogo americano Abraham Harold Maslow. De acordo com a teoria, os seres humanos possuem uma série de necessidades em comum que devem ser supridas por ordem de prioridade.
É nesse contexto que entra a pirâmide de Maslow como uma grande aliada, ajudando a identificar as carências e os desejos do público, além de potencializar as vendas. Afinal, o preço do produto ou do serviço pode até ser um fator importante na hora da escolha, mas são as necessidades dos clientes que definem a compra.
As necessidades fisiológicas que se encontram como base para a pirâmide, segundo Maslow, representam as necessidades relacionadas ao organismo, como alimentação, sono, abrigo, água, excreção e outros. ... As necessidades de segurança aparecem após o suprimento das necessidades fisiológicas.
Elas correspondem às mais essenciais necessidades do ser humano, ligadas, sobretudo, à sua sobrevivência. Entre essas necessidades, encontram-se: alimentação, respiração, descanso, sono, hidratação e atividade sexual — afinal de contas, perpetuar a espécie é também uma necessidade de sobrevivência.
As necessidades do ser humano para garantir a sobrevivência são inúmeras: alimentação, excreção, lazer, trabalho, higiene, saúde, entre outras.
Mais recentemente, o processo tem sido definido como uma forma sistemática e dinâmica de prestar cuidados de enfermagem, que é realizado por meio de cinco etapas interligadas: avaliação, diagnóstico, planejamento, implementação e evolução(1-2).
Busca por profissionais no Portal do COREN-SP está mais fácil de ser realizada. O sistema de busca por profissionais de Enfermagem com registro no COREN-SP está mais fácil de ser utilizado. Basta informar o CPF ou o nome completo para pesquisar a situação do profissional junto ao Conselho.
Prescrição de Enfermagem: É o conjunto de medidas decididas pelo Enfermeiro, que direciona e coordena a assistência de Enfermagem ao paciente de forma individualizada e contínua, objetivando a prevenção, promoção, proteção, recuperação e manutenção da saúde.
Assistir, em enfermagem, significa atender às necessidades do indivíduo incorporada nos 3 níveis de prevenção: primária, secundária e terciária, visando a promoção, proteção, recuperação e reabilitação de sua saúde.
A implementação é o momento de os profissionais de enfermagem colocarem em prática as ações listadas na fase do planejamento. Em outras palavras, é a assistência que será realizada.