Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
A data para a primeira transmissão de televisão no Brasil estava marcada: 18 de setembro de 1950. Um mês antes, durante uma reunião, o engenheiro americano Walther Obermüller, responsável técnico, perguntou informalmente quantos aparelhos de TV havia no País. O pai da iniciativa, o jornalista paraibano Assis Chateaubriand, poderoso empresário à frente de um império de jornais e rádios, os Diários Associados, respondeu: nenhum. Chatô tentou importar os aparelhos, mas pelo trâmite legal eles levariam dois meses para chegar. O empresário pediu a ajuda do então presidente Eurico Gaspar Dutra, mas o prazo para a entrega seria o mesmo. A saída foi contrabandear 200 aparelhos, prometendo o primeiro ao próprio presidente Dutra. Os outros 199 foram espalhados em pontos públicos da cidade de São Paulo.
Na Tupi estreava o programa teatral TV de Vanguarda, com peças dirigidas por Dionísio Azevedo e outros. A Tupi também apostou no teleteatro infanto-juvenil Fábulas Animadas e com o seriado de sucesso Sítio do Pica-Pau Amarelo, baseado na obra de Monteiro Lobato.
No canto inferior do jornal, letras grandes e miúdas intercalavam um texto de divulgação: “Sonho que se faz realidade. Hoje em S. Paulo. A Televisão. Inaugura-se à noite a P.R.F 3 - T. TV".
De um jeito ou de outro, é difícil destacar todos os acontecimentos. A partir de levantamentos do Centro de Cultura de São Paulo, mediado pelos pesquisadores Edgard Ribeiro Amorim e Flávio Luiz Porto e Silva, apresentamos uma cronologia da programação e de muitos dos principais acontecimentos que registraram os momentos pioneiros e experimentais da televisão brasileira.
Em vez de shows totalmente ao vivo, o playback passa a reproduzir arranjos de orquestras para auxiliar cantores nos shows musicais. Assim, as grandes orquestras começam a sumir das frequências televisivas.
Hendryll Luiz Rodrigues de Brito Silva e o professor Lucas Borges Carvente tiveram a prisão em flagrante convertida em preventiva. Eles vão passar por exame de corpo de delito.
Houve diversos problemas técnicos e a TV veio ao ar somente às 21 h com o espetáculo Show na Taba, que tinha música, humorismo, danças e quadros apresentados por Homero Silva. A atriz e cantora Lolita Rodrigues interpretou o Hino Nacional da TV, composto especialmente para a ocasião. Estima-se que haviam 300 aparelhos espalhados em pontos estratégicos de São Paulo, já contando com aqueles que Chatô distribuiu nas vitrines de lojas do centro.
O Repórter Esso era também um programa patrocinado por uma empresa norte-americana, a Standard Oil Company of Brazil, ou a Esso do Brasil, e esteve no ar entre 1941 (no rádio) / 1952 (na TV) e 1970. Sendo assim, o programa trazia aos brasileiros uma série de mensagens que eram essencialmente ideológicas, que eram equilibradas com os interesses dos Estados Unidos no Brasil, tanto interesses econômicos, quanto sociais, culturais e políticos.
A TV Tupi estreia o programa TV de Comédia, exibindo teleteatros dirigidos por Geraldo Vietri. Já a cantora Maysa estreia um programa na TV Record, sendo uma das primeiras intérpretes a fazer sucesso pela TV e não pelo rádio.
Em 1952, é inaugurado na televisão o Repórter Esso, um programa que já existia no rádio e que se propunha a exibir notícias. Este programa é particularmente importante porque é o primeiro que não se limitava a ler as notícias impressas nos jornais, e sim divulgar aquelas que chegavam de uma agência norte-americana.
Nos anos 1980, o mercado estava em ebulição: Silvio Santos comprou o canal TVS, que viraria o SBT; a Bandeirantes investia pesado no esporte, com a contratação do narrador Luciano do Valle; a Rede Manchete contratou Maytê Proença a peso de ouro para lançar a minissérie “Marquesa de Santos”; a TV Record foi comprada pelo Bispo Edir Macedo, dono da Igreja Universal do Reino de Deus. Novos apresentadores caíam no gosto do público: Xuxa Meneghel, com foco no público infantil e Fausto Silva, na Globo; Gugu Liberato, no SBT. Nos anos 1990 com a chegada da TV a cabo por assinatura, o mercado renasceu com um número enorme de canais, como a MTV, voltada ao público jovem. Foi uma mudança tão grande que algo semelhante só aconteceria anos depois, com a chegada ao Brasil do mercado de streaming. Mas essas já são cenas dos próximos capítulos.
A televisão já era assunto comum nos espaços públicos. Em outubro, o ministro da Justiça, Armando Falcão, assinou a primeira legislação regulamentando a censura de televisão no país.
De acordo com a Revista O Cruzeiro, do grupo Diários Associados, Chateaubriand volta aos Estados Unidos, acompanhado por embaixadores brasileiros, para conhecer novos equipamentos de transmissão em cores nos estúdios da RCA. Devido ao alto custo e falta de capacidade técnica, ele optou por manter o modelo em preto e branco. Os funcionários da futura televisão seria a própria equipe das rádios dos Diários Associados que se desdobrariam entre as ondas sonoras e televisivas.
O primeiro programa a ser exibido ainda no dia 18 foi o TV na Taba, cujo título fazia referência aos habitantes nativos do país e que contou com nomes como Hebe Camargo, Inezita Barroso, Wilma Bentivegna, Lolita Rodrigues, entre outros.
Inicia-se no Brasil um processo de maior industrialização dos equipamentos televisivos. A válvula eletrônica passa a ser fabricada no Brasil pela Companhia Ibrape, acelerando o processo de nacionalização dos aparelhos de TV.
1950 foi o ano em que a televisão chegou ao Brasil, trazida pelo jornalista e empresário Assis Chateaubriand (1892 – 1968), fundador da TV Tupi, primeiro canal de televisão no país. Para utilizar uma data mais precisa, no dia 18 de setembro de 1950 foi quando ela surgiu. Foram instalados alguns aparelhos de TV pela cidade de São Paulo para que a população pudesse ver aquela nova e empolgante novidade.
No dia da transmissão, na hora H, após a benção do bispo de São Paulo, uma das três câmeras falhou. Mesmo assim, no horário anunciado, a TV Tupi Difusora se tornou a quinta estação de TV do mundo, atrás apenas dos EUA, Inglaterra, França e México. Suas antenas do Alto do Sumaré, na zona oeste da capital paulista, emanaram a primeira imagem transmitida no País. A atriz Sonia Maria Dorce, de seis anos, vestida de índio, o mascote de TV Tupi, anunciou: “Boa noite. Está no ar a televisão do Brasil”. Em seguida, Chatô discursou e nomeou a poetisa Rosalina Coelho Lisboa como “a madrinha da TV”. Foi ao ar, então, o primeiro programa da TV brasileira, “TV na Taba”, com o ator Lima Duarte e músicas cantadas por Ivon Cury e Lolita Rodrigues. Nascia a TV brasileira.
27/10: Vai ao ar o primeiro teleteatro da TV: A Vida por um Fio, com adaptação de texto e direção de Cassiano Gabus Mendes e estrelado por Lia de Aguiar.
Copyright © 2023 História do Brasil | Contato | Política de Privacidade | Sobre o Historiateca Brasil | Termos de Uso
Foi também no início da nova década que se deu a fabricação dos primeiros aparelhos de TV com transistores. Estima-se que haviam 700 mil aparelhos de televisão em todo o Brasil até então.
A televisão entrou no Brasil sem que se soubesse ao certo o que seria exibido. Após a primeira edição do programa TV na Taba, seus realizadores se deram conta de que não havia nada que pudesse ser chamado de programação, ou até mesmo o que ser levado ao ar no dia seguinte. Desta forma, a televisão importa do rádio a sua estrutura formal com seus programas musicais – usualmente com um cantor ou apresentador do rádio fazendo suas performances na televisão -, e também com as notícias que eram exibidas logo após serem recebidas. Tudo muito rápido, dificultoso e caro.
Neste ano, Madalena Nicol torna-se a primeira profissional de teatro a se apresentar na televisão (Confira sua biografia no Museu Pró-TV). Começavam a ser fabricados no Brasil os primeiros televisores, mas ainda dependentes de componentes importados. O período é marcado pelo início do Grande Teatro das Segundas Feiras, com peças teatrais interpretadas por Madalena NIcol, Procópio Ferreira, Maria Della Costa, entre outros. A TV Tupi também inicia um programa infantil chamado Clube do Papai Noel, com apresentação de Homero Silva.