A primeira escola de Contabilidade brasileira foi a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, em São Paulo, que em 1902, desenvolveu a filosofia da Escola Européia de Contabilidade no Brasil.
1º período: história Antiga ou da Contabilidade Empírica, que vai de cerca de 8.
“Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativo aos atos e fatos da administração econômica”. ... Ela auxilia, portanto, no processo de administração das empresas, tendo papel crucial na tomada de decisões.
A Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade.
As principais funções da Contabilidade são: registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em virtude da atividade econômica ou social que a empresa exerce no contexto econômico.
Significado de Azienda [Jurídico] Bem autônomo que, separado de seu proprietário, não tem vinculação com o patrimônio da empresa nem de seus sócios. [Contabilidade] Reunião dos bens e direitos que compõe o patrimônio de alguém, sendo usada e administrada livremente por essa pessoa; fazenda.
b) A Contabilidade pode ser conceituada como sendo a ciência que estuda, registra, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades com fins lucrativos ou não”. ... e) Enquanto a entidade econômico-administrativa é o objeto da Contabilidade, o patrimônio é o seu campo de aplicação.
Esse é o papel das Normas Internacionais de Contabilidade, conceito que foi expandido para Normas Internacionais de Relatório Financeiro. Elas atuam como um padrão de normas aceitas em mais de 120 países e servem justamente para facilitar a comparabilidade das informações entre empresas de diferentes países.
IASB - International Accounting Standards Board Mantém um processo de elaboração de normas sistemático, aberto, participativo e transparente, interagindo com investidores, reguladores, empresários e com a profissão contábil em geral, em cada estágio do processo.
A entidade foi criada com o objetivo de formular e publicar de forma totalmente independente um novo padrão de normas contábeis internacionais que possa ser universalmente aceitado no mundo.
Em meio às normas emitidas pelo International Accounting Standards Board (IASB) e pelo Financial Accounting Standards Board (FASB), o presente estudo tem como objetivo analisar quais as principais normas em que as características que as conduzem a ser mais baseadas em princípios ou em regras são mais evidentes.
A criação do IASB teve objetivo de melhorar a estrutura técnica de formulação e validação dos novos pronunciamentos internacionais a serem emitidas pelo IASB com o novo nome de pronunciamentos IFRS (International Financial Reporting Standard).
IASB (International Accounting Standards Board)
Os International Financial Reporting Standards (IFRS) e as novas normas contábeis brasileiras, os CPCs (emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis), são o padrão contábil aplicável para as demonstrações financeiras de companhias de capital aberto, instituições financeiras que possuam Comitê de Auditoria e ...
Aqui no Brasil temos as CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis), que ajudam na tradução das Normas Internacionais de Contabilidade, as IFRS e IAS. Porém para a norma ser aceita, ela precisa se transformar em uma NBC (Norma Brasileira de Contabilidade).
Atualmente, temos 47 Pronunciamentos Técnicos (CPCs) emitidos, além de Orientações e Interpretações Técnicas.