João VI (1767-1826) regressou a Portugal no dia 26 de abril de 1821. Mas deixou no Brasil, na frágil calmaria do Rio de Janeiro, o príncipe D. ... Essa atitude do monarca demonstrava a intenção de contentar aqueles que se opunham ao retorno da família real para Portugal.
Quando Dom João VI voltou para Portugal, ficou comandando politicamente o Brasil o seu filho, Dom Pedro I, herdeiro ao trono português, que ficou encarregado de conduzir o Reino do Brasil (o país havia sido a esta categoria elevado em 1815).
Resposta. O risco do Brasil voltar a ser uma colônia novamente.
Resposta. Resposta: porque o Portugal vivia uma forte crise, tanto política quanto econômica, em consequência da invasão francesa.
Resposta. Pois o as pessoas que moravam por lá, ficaram implorando para que ele voltasse por que não havia um rei para governar Lisboa.
Resposta. Resposta: Quem passou a representar a corte portuguesa foi Dom Pedro primeiro principe de portugal.
João assumiu a regência do Reino de Portugal a partir de 13 de julho de 1799, diante da doença de sua mãe, D. Maria I (1734-1816). Após a morte da rainha, em 20 de fevereiro de 1816, o príncipe passou a ser chamado de D. João VI – rei de Portugal, do Brasil e de Algarves; o primeiro que toda a América conhecera.
Fazendo tabula rasa da Lei portuguesa, após a morte de D. João VI, em 1826, D. Pedro de Alcântara considerou-se com direito ao trono português abdicando desse suposto direito em sua filha D.
Pedro era o herdeiro legítimo e, assim, era o imperador do Brasil, situação que poderia gerar a união de duas Coroas sob o mesmo soberano.
João VI aconselha que seu filho não desobedeça as cortes portuguesas.
Pedro I do Brasil