A icterícia é definida como a pigmentação amarela da pele, urina, soro e órgãos provocada pela acumulação de bilirrubina, tanto no sangue como nos tecidos. É um sinal clínico que pode ter como origem múltiplas doenças.
O principal tratamento é a alimentação e para fazer a quantidade calórica ideal muitas vezes precisamos colocar um tubo esofágico no animal. Este tubo pode ficar meses no animal até a reversão do quadro. Os gatos que conseguimos alimentar adequadamente têm maior probabilidade de cura.
Cuidar de um gato com hepatite
A urina normal do gato deve ser um amarelo claro e claro 3 . “Dourado” ou “cor de palha” são frequentemente usados para descrever o tom amarelado da urina saudável.
A dificuldade para urinar em gatos está associada a condições das vias urinárias baixas, principalmente: Cálculos urinários. Podem estar formados por diferentes minerais, embora no gato seja muito frequente os cristais de estruvita (fosfato amoníaco magnesiano).
Não há um remédio para gato urinando sangue que seja específico. Será preciso avaliar o quadro e descobrir o que está causando o sangramento. Só depois disso o melhor tratamento poderá ser prescrito. Se o quadro for de cistite, por exemplo, o uso de antibióticos pode a ser necessário.
É recomendado consultar um ginecologista, no caso da mulher, ou um urologista, no caso do homem, quando a urina com sangue é persistente, durante mais de 48 horas, existe dificuldade para urinar ou incontinência urinária, ou quando surgem outro sintomas como febre acima de 38ºC, dor intensa ao urinar ou vômitos.
Normalmente, gato sangrando antes do parto pode ser indicativo de aborto espontâneo, e ele pode acontecer em qualquer gestação, por mais saudável que ela seja, e em qualquer uma das fases da gestação do animal.
A maioria dos gatos defeca pelo menos uma vez por dia fezes de cor castanha, bem formadas, com algum odor, mas não muito fedidas, que geralmente são fáceis de recolher. Um animal pode fazer fezes moles uma a duas vezes ao dia sem se considerar diarreia.
3) Cocô de gato fora da caixa de areia também pode significar desaprovação do felino em relação ao tipo do acessório. Ainda que você escolha a caixa de areia do seu bichano com todo carinho, é possível que o animal não se adapte bem àquele tipo.
Se o seu bichano não enterra as fezes possivelmente ele acha que é tão dono da casa quanto você (ou mais!). Ele se considera dominante sobre você! Esse comportamento pode acontecer em gatinhos que buscam uma forma de sinalizar que querem reivindicar uma área específica.
Dicas para evitar que o gato marque território com urina