A urina com cheiro forte na maioria das vezes surge devido a baixa ingestão de água ao longo do dia, o que também pode deixar a urina com a cor amarelo escuro, ou ainda também pode surgir devido ao consumo de alimentos como alho, cebola ou aspargo, podendo ser aliviada com medidas simples como beber bastante líquido durante o dia ou evitando o consumo desses alimentos, por exemplo.
Se você já foi ao banheiro e sentiu sua urina com cheiro forte, saiba que isso pode acontecer e nem sempre é motivo para alarde. Vamos esclarecer o que pode ser esse cheiro e o que fazer quando sua urina estiver cheirando mal.
A inflamação da próstata pode deixar a urina com cheiro forte de enxofre. Na prostatite, outros sintomas também podem ocorrer como, por exemplo, a dificuldade na micção e, ao mesmo tempo, a urgência para urinar. Alguns homens também sentem dores na região ou na parte interna do abdômen.
Os sintomas incluem fadiga; Dificuldade de concentração; pouco apetite; cãibras musculares à noite; pele seca e com coceira; olhos, pés e tornozelos inchados; e aumento da micção.
Outros sintomas causados por esta doença incluem dificuldade no desenvolvimento, cheiro a mofo na pele, eczema na pele ou deficiência mental. Conheça mais sobre a fenilcetonúria.
Os sintomas incluem sede extrema; boca seca; urina pouco frequente e de cor escura; tontura; e confusão. As crianças pequenas podem ter olhos encovados, bochechas e pontos fracos na parte superior do crânio.
O que fazer: geralmente, o cheiro forte na urina desaparece após alguns dias após o término do uso dos suplementos contendo vitaminas do complexo B, que devem ser usadas somente com indicação do médico ou do nutricionista, sendo importante não interromper seu uso por conta própria.
Não é considerada uma DST (doença sexualmente transmissível), mas quase todos os casos são encontrados em mulheres após contato sexual desprotegido, especialmente com múltiplos parceiros.
A urina humana tem um cheiro característico de amônia. No entanto, alguns fatores podem piorar o odor do seu xixi, mesmo que você não perceba de imediato. Eles podem ser alimentares ou fruto de alguma doença que você tenha contraído ou herdado dos seus familiares - mas podem ser prevenidos e até mesmo corrigidos.
No entanto, a urina com cheiro forte também pode indicar algumas condições de saúde como infecção urinária, diabetes não controlada ou até infecções sexualmente transmissíveis, sendo esses casos geralmente acompanhados de outros sintomas como dor ou ardor ao urinar, vontade frequente para urinar, sede excessiva ou inchaços, por exemplo.
Além disso, as IST’s podem estar acompanhadas de outros sintomas, como dor ou ardor ao urinar, corrimento vaginal branco-amarelado, semelhante ao pus, ou dor pélvica, por exemplo.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
As bactérias do trato gastrointestinal – especialmente Escherichia coli (E. coli) – são a causa mais comum de ITUs. Essas bactérias se espalham do ânus para a uretra. A atividade sexual pode fazer isso, mas uma ITU não é considerada uma doença sexualmente transmissível.
Sim.Gravidez pode aumentar as chances de infecção da bexiga porque o útero gravídico (grávido) pode alterar a capacidade da bexiga de se esvaziar suficientemente. A bexiga com urina por um longo período pode permitir o crescimento de bactérias e a produção de urina com mau cheiro. Se isso acontecer, deve ser tratado imediatamente.
O que fazer: o tratamento das doenças metabólicas deve ser feito com orientação do pediatra, uma vez que se manifestam na infância. Por isso, caso o bebê ou a criança apresentem alteração no cheiro da urina, é importante consultar o pediatra para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado, que varia de acordo com o tipo de doença metabólica, para evitar complicações como deficiências no crescimento ou intelectuais, por exemplo.
A diabetes não controlada é também uma causa frequente de urina com cheiro forte, o que pode acontecer devido ao excesso de açúcar circulante no organismo ou ser devido a alterações renais.
A desidratação leve pode ser tratada simplesmente bebendo mais água ou água com eletrólitos, como bebidas esportivas. Casos mais graves podem ser hospitalizados para receber fluidos intravenosos.