1 - A osteoporose é uma doença silenciosa, isto é, raramente apresenta sintomas antes que aconteça sua consequência mais grave, isto é, uma fratura óssea. O ideal é que sejam feitos exames preventivos, para que ela seja diagnosticada a tempo de se evitar as fraturas.
A osteoporose pode causar dores crônicas, perda da independência, deformidade e aumento da mortalidade. Estudos avaliaram que 50% das mulheres e 20% dos homens acima de 50 anos sofrem fraturas osteoporóticas ao longo da vida.
Problema comum nas mulheres após a menopausa, a osteoporose consiste na redução da massa dos ossos, com alterações em sua microestrutura. Essa doença torna mais frágil a estrutura óssea da paciente, aumentando a probabilidade de ocorrerem fraturas, que podem ter graves consequências.
Quais são os sinais e sintomas da osteoporose na coluna?
Remédios indicados para osteoporose
A principal forma de tratamento da osteoporose é a suplementação com vitamina D e cálcio, no entanto os exercícios de fisioterapia também parecem ter um importante papel na remineralização óssea, além de ajudarem a aumentar a força e melhorarem a qualidade de vida.
Fraturas por osteoporose na coluna são conhecidas também como fraturas por insuficiência. Ocorrem devido à fragilidade vertebral consequente à menor densidade óssea. Esse tipo de lesão geralmente ocorre após quedas, embora possam surgir após mínimo ou nenhum trauma.
O Método Pilates para Osteoporose oferece benefícios múltiplos, como a melhora da conscientização corporal, melhora da coordenação motora, do equilíbrio, e aumento da força muscular. Condições necessárias para ajudar na prevenção de quedas e evitar fraturas.
Caminhada Pacientes com osteoporose devem fazer caminhadas de no mínimo 30 minutos todos os dias. A caminhada ajuda a aumentar a densidade óssea, fazendo com que os ossos fiquem mais fortes, e também melhora o equilíbrio e a coordenação motora, diminuindo o risco de quedas e de fraturas.
Exercícios com peso (ginástica localizada, musculação, Pilates) Aumentam a massa muscular e óssea. São os mais indicados para os portadores de osteoporose.
Combatendo a osteoporose “A prática de exercícios físicos regulares, alongamentos, fortalecimento muscular e o controle do peso são os fatores mais importantes que ajudam tanto na proteção articular quanto na qualidade óssea”, explica o ortopedista Paulo Pileggi.
As atividades físicas mais recomendadas são exercícios com carga, andar, correr e dançar. Para aqueles que possuem osteoporose em níveis mais avançados, atividades dentro d'água ou na bicicleta ergométrica são bem recomendados. Deve-se evitar qualquer atividade que aumente o risco de queda ou que exija flexões.
5 opções de remédio caseiro para osteoporose
Saiba quais são os alimentos que ajudam a prevenir a osteoporose
Uso de medicamentos com cálcio e vitamina D; Exposição moderada ao sol, para que ocorra a síntese da vitamina D; Prática regular de exercícios físicos, como caminhada – que estimula a formação óssea e previne a reabsorção; Terapia hormonal (para mulheres).
A osteoporose não tem cura mas é possível melhorar a massa óssea deixando os ossos mais fortes e com menos risco de fratura ao realizar o tratamento com remédios, alimentação e exercícios que deverão ser seguidos por toda vida.
Um bom remédio caseiro para fortalecer os ossos é tomar diariamente o chá de cavalinha e tomar a vitamina de morango com linhaça. Estes remédios caseiros podem ser ingeridos diariamente sendo especialmente indicado para idosos com osteoporose e como método de prevenção da doença.
Os bisfosfonatos são os medicamentos mais prescritos para o tratamento da osteoporose. O Alendronato foi o primeiro bisfosfonato a ser aprovado para este fim. Desde então, outros medicamentos desta mesma classe já estão em uso, como o risedronato e o ibandronato.
A vitamina para fortalecer os ossos é a vitamina K2. Ela direciona o cálcio para ser usado nos ossos e, dessa forma, auxilia para mantê-los saudáveis. Veja, a seguir, o que a vitamina K2 pode fazer pela sua saúde.
Melhores suplementos de cálcio