Quando A Lavagem Do Bonfim 2021?

Quando a Lavagem do Bonfim 2021

A lavagem das escadarias do Bonfim é considerada a segunda maior manifestação popular da Bahia. O ritual se repete todos os anos desde 1754, reunindo milhares de pessoas no Largo do Bonfim, bem em frente à igreja, no alto da Colina Sagrada.

Ainda no dia 12 ocorre, a partir da meia-noite, a proibição de estacionamento nas vias: Praça Visconde de Cayru, Rua da Bélgica, Rua Miguel Calmon, Praça Almirante Riachuelo, Avenida Jequitaia, Largo da Calçada, Rua Padre Antônio de Sá, Largo dos Mares, Avenida Fernandes da Cunha, Largo de Roma, Avenida Dendezeiros do Bonfim, Rua Luiz Régis Pacheco (lado direito, a partir da confluência com a Rua Vinte e Seis de Dezembro/direção final de linha do Uruguai e a partir da confluência com a Rua Couceiros de Abreu / direção Mares), Rua Boa Vista (lado direito na direção Rua Resende Costa).

Últimas notícias

Das 6h do dia 12 às 4h do dia subsequente e das 13h do dia 15 até as 4h do dia subsequente, as vias Rua Augusto Mendonça e Rua Polidoro Bittencourt (sentido Dendezeiros / Boa Viagem), Rua Visconde de Caravelas (a partir do Largo do Papagaio) e Rua Henrique Dias (em toda extensão), no sentido Ribeira /Largo de Roma passarão a ter sentido único.

O Carnaval de rua de Salvador já havia sido cancelado pela prefeitura e governo do estado nas últimas semanas. A tendência é que as demais festas populares, com a Festa de Iemanjá e Lavagem de Itapuã também não aconteçam em 2022.

Às 8h acontecerá a cerimônia religiosa, denominada “Ato de Fé”, celebrada pelo pároco da Basílica da Conceição da Praia, padre Everaldo Pires da Cruz, e encerrada com o Hino ao Senhor do Bonfim, entoado pelo coral da Basílica. A queima de fogos na Rampa do Mercado anunciará o início do cortejo, com a presença de baianas, autoridades, entidades culturais e população seguindo a pé até a Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim.

Comentários

Comentários

Autor do livro “A Invenção da Tradição – Uma História sobre o Culto Festivo ao Senhor do Bonfim da Bahia”, o historiador Francisco Nunes explica que a celebração “nasce em Salvador com fórum de tradição, devido ao culto que já havia ao Senhor Bom Jesus do Bonfim em Portugal, como ele é conhecido naquele país. Essa história se relaciona com Theodózio Rodrigues de Faria, capitão de mar e guerra da marinha portuguesa, que trouxe a imagem do santo para Salvador, em 1745.

A Prefeitura de Salvador confirmou nesta quarta-feira (5) o cancelamento da Lavagem do Bonfim, festa religiosa que costuma reunir cerca de um milhão de pessoas nas ruas da cidade.

Por causa da celeberação, o trânsito será modificado na região do Comércio e da Cidade Baixa, o transporte público funcionará em um esquema especial e o policiamento será reforçado.

Tarcísio reforça elo com agro ao lançar pacotão ao setor e ameaçar sem-terra de prisão

Na procissão, fiéis se vestem de branco e acompanham baianas que carregam a água de cheiro e vassouras para lavar as escadarias. “Esse ato passou a ser religioso, de penitência e agrega muitas pessoas. No contexto maior, o sentido da lavagem é religioso, independente da crença”, revela o padre.

Sabe-se que a lavagem das escadarias da Igreja do Bonfim começou em algum momento do século XIX. Alguns falam que essa tradição foi iniciada por um português que havia sobrevivido à Guerra do Paraguai. Outros falam que esse costume foi criado por um devoto de Oxalá, um orixá do candomblé.

Apesar da popularidade dos festejos, muita gente não sabe cantar o hino do Senhor do Bonfim e há até quem sequer saiba da existência da música de autoria de Péthion de Villar e musicado pelo maestro e compositor Remígio Domenech, em 1923. No entanto, apesar deste ser o oficial, existe outro hino que é mais conhecido.

Salvador confirma cancelamento do Carnaval de rua em 2022


                    Salvador confirma cancelamento do Carnaval de rua em 2022

De acordo com a prefeitura, o atendimento, que foi montado pela Secretaria Municipal da Saúde, terá um módulo assistencial instalado ao lado da Colina Sagrada, com funcionamento das 7h às 21h,

Nunes acrescenta que o culto ao Senhor do Bonfim é institucionalizado na hoje capital baiana, em 1754, quando sua imagem é trasladada da Igreja da Penha, onde ficou abrigada por nove anos, para a então recém-construída basílica do santo.

Confira tudo que você precisa saber sobre a Lavagem do Bonfim:

A crença em Oxalá vem das raízes africanas, dos escravos que eram trazidos para Salvador e encontraram na Colina Sagrada a representação mais semelhante à cultura que trouxeram de suas terras. Assim como Senhor do Bonfim, Oxalá, que é filho de Olorum, tem uma montanha - o Umbigo do Mundo - como morada. É neste momento que acontece o encontro de crenças, de santos e é quando Senhor do Bonfim se associa a Oxalá.

as atividades terão início às 6h, com a “Corrida Sagrada” e em seguida, às 7h, ocorrerá a saída da 8ª Caminhada “Lavagem de Corpo e Alma”, que deverá reunir 20 mil pessoas no percurso de 8 km.

Série de reportagens mostra nível de mobilidade urbana das capitais

Mas vai além da religião. Também tem o seu lado profano de festas e desfiles acompanhados de bandas de sopro e percussão, protestos e serve como termômetro de políticos em ano de eleição.

A explicação para a popularidade do hino cívico existe. De acordo com o especialista em música religiosa, Pablo Sotuyo, a música é mais conhecida, porque faz referência direta à vitória do povo na luta pela Independência do Brasil na Bahia.

A festa que terá início no próximo dia 22 de dezembro e prossegue até 1º de janeiro, pela primeira vez na história não terá a tradicional procissão com a participação dos fiéis caminhando ao lado da imagem do Senhor do Bonfim e de Jesus Crucificado no primeiro dia do ano.

Qual o Dia do Senhor do Bonfim 2021?

Com a pandemia, a festa do Senhor do Bonfim, nesta quinta-feira (14), será sem a tradicional lavagem das escadarias que atrai milhares de baianos.

Quem é o Senhor do Bonfim no candomblé?

Com o tempo, adeptos do candomblé passaram a identificar o Senhor do Bonfim como correspondente do orixá Oxalá. Percebendo a camuflagem, a Arquidiocese de Salvador, então, proibiu a lavagem na parte interna do templo e transferiu o ritual para as escadarias e o adro.

Porque o nome Senhor do Bonfim?

“Se hoje te chamam Bonfim, foi porquê uma imagem do Cristo crucificado flutuou sobre as águas e uma tempestade quase ceifou a vida de um comerciante de escravos no meio do Atlântico.” ... É lá que surge a imagem do Cristo crucificado flutuando sobre as águas, que passou para a posteridade como Senhor Bom Jesus do Bonfim.

Qual a origem da festa de São Sebastião?

Em Alcobaça a tradicional luta entre mouros e cristãos e a Festa de São Sebastião são realizadas nos dias 19 e 20 de janeiro, culminando no dia 20. Essa manifestação folclórica foi introduzida no Brasil pelos portugueses na época da Colônia. A luta reflete as guerras na Idade Média entre os cristãos e os mouros.

Qual é o dia de São Sebastião?

dia 20 de janeiro

São Sebastião Feriado 2021?

II - Feriado Estadual em 2021, conforme a Lei Estadual n 9497, de 05 de março de 1997: ➢ 09 de julho, sexta-feira, Dia da Revolução Constitucionalista.

São Sebastião é feriado nacional?

O Dia de São Sebastião é comemorado anualmente em 20 de janeiro. São Sebastião é o padroeiro do Rio de Janeiro, pois os portugueses exploraram as águas da Baía de Guanabara neste dia. Assim, a cidade foi batizada como São Sebastião do Rio de Janeiro.

Quais cidades é feriado dia 20 de janeiro São Sebastião?

São Sebastião é o Padroeiro da cidade maravilhosa e no seu dia é feriado no Rio de Janeiro. No feriado acontece a Corrida de São Sebastião e a procissão do Santo que percorre ruas do Centro da Cidade e da Tijuca.

Onde é feriado dia 20 de janeiro?

Uma lei estadual de 2002 determina que o Dia da Consciência Negra seja feriado em todos os 92 municípios fluminenses, inclusive na capital a cidade do Rio de Janeiro.

Onde é feriado dia 20 de janeiro 2020?

Feriado municipal de Rio de Janeiro.

São Sebastião do Rio de Janeiro feriado?

Feriado de São Sebastião – 20 de janeiro.