Quando usar cuja ou cujo? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Os artigos devem ser unidos ao “cujo”: cujo + o = cujo / cujo + a = cuja / cujo +os = cujos / cujo + as = cujas. Cuidado também quando o verbo seguinte ao “cujo” for regido por preposição, pois ela não pode ser omitida. Exs: Aquela é a empresa a cuja diretora me refiro (quem se refere, refere-se a).
Quando usar em cujo?
Como utilizar corretamente o Cujo?Veja com Elias Santana
O vocábulo CUJO sempre é usado para denotar uma relação posse. ...
O pronome CUJO sempre concorda com o termo posterior. ...
O pronome CUJO nunca é seguido de artigo. ...
O pronome CUJO pode ser antecedido por preposição.
14 de jun. de 2021
Onde pode ser substituído por cujo?
O pronome relativo (para muitos o determinante relativo) cujo tem algumas características que o individualizam. Ele tem não só um antecedente, mas também um consequente e é com esse consequente que concorda em género e número. Além disso, veicula um sentido de posse e pode ser substituído por do qual, ou por dele.
O que que é palavra cujo?
Significado de Cujo pronome relativo Do qual, da qual, dos quais, das quais, de quem, de que: o marido cujo pai está doente. [Gramática] Indica posse; usado para relacionar dois substantivos, sendo que o primeiro possui uma relação (de consequência, de qualidade, de condição, de sentimento etc ) com o segundo.
O que é pronome relativo cujo?
Este pronome indica posse (algo de alguém). Na montagem do período, deve-se colocá-lo entre o possuidor e o possuído (alguém cujo algo).
O que substitui cujo?
1 de que, da qual, das quais, de quem. Dita-cuja: 2 dita-cujo, fulana, cara, sujeita, pessoa, indivídua, tipa.
Em que pode ser substituído por quê?
O pronome relativo que é o mais utilizado, sendo considerado um pronome relativo universal. Refere-se a coisas ou a pessoas e pode ser substituído por: o qual, a qual, os quais e as quais.
O que significa cuja na Bíblia?
Cujo. Cujo significa "o respectivo, o qual, os quais", aquele, entre outras palavras, quer dizer que estas se referindo ao que foi dito anteriormente ao uso desta palavra.
Qual a função do pronome relativo cujo?
Cujo – o pronome “cujo” tem valor possessivo, uma vez que ele concorda em gênero e número com o ser a que se refere, exercendo a função de adjunto adnominal. O aluno, cuja família desconhecemos, é bastante problemático.
Para que serve os pronomes cujo cujos cuja cujas?
É um pronome relativo que serve para criar uma relação de posse. Sempre acompanha o substantivo. Aparece na frase como adjunto adnominal ou complemento nominal. Caso a palavra seguinte seja feminina ou esteja no plural, deve-se utilizar as variações (cuja, cujas ou cujos).
O que pode substituir a palavra finalidade?
30 sinônimos de finalidade para 2 sentidos da palavra finalidade: Objetivo de uma ação: 1 objetivo, efeito, fim, intuito, intenção, intento, interesse, mira, escopo, fito, função, objeto, tenção, vista, traça, vontade.
O que significa o pronome cuja?
Significado de Cujapronome relativo Da qual, das quais, de quem, de que: o benefício foi atribuído à filha cuja família morreu no acidente. [Gramática] Usado para indicar posse, através da relação entre dois substantivos; o primeiro, em relação ao segundo, indica consequência, qualidade, condição, sentimento etc.
O que significa cujo cuja?
O pronome relativo cujo é usado para indicar posse. Relaciona dois substantivos, indicando que o substantivo anterior tem a posse do substantivo posterior: O pai cujo filho nasceu.