2. (UFMT) Termodinamicamente, o gás ideal é definido como o gás cujas variáveis de estado se relacionam pela equação PV = nRT, em que P é a pressão, V é o volume, T é a temperatura na escala Kelvin, R é a constante universal dos gases e vale R = 0,082 atm. L/mol.
As três leis dos gases são denominadas: Lei de Boyle (transformação isotérmica) Lei de Gay-Lussac (transformação isobárica) Lei de Charles (transformação isométrica)
Conceito de gás ideal Os gases ideais são compostos exclusivamente por partículas de dimensões puntuais (de tamanho desprezível) que se encontram em movimento caótico e em alta velocidade. Nesse tipo de gás, a temperatura e a velocidade de translação das partículas são proporcionais.
Para saber mais a respeito desse elemento leia o texto “Ununócio”. Todos esses elementos são gasosos em temperatura ambiente (daí o fato de serem chamados de “gases”) e são encontrados na natureza na forma isolada. Isso acontece porque eles são estáveis e possuem pouca reatividade em condições ambientes.
Por que os gases são compressíveis? Sabendo que os gases (ao contrário dos líquidos e sólidos) não têm volume fixo, com um aumento de pressão podemos comprimi-los, ou reduzir o seu volume.
A difusão dos gases é a sua passagem espontânea para outro meio gasoso. ... A difusão de um gás é um movimento espontâneo de um gás através do outro, isto é, seu espalhamento em outro meio gasoso. Essa mistura de gases origina misturas homogêneas ou soluções gasosas.
Resposta. Resposta: Sabendo que os gases (ao contrário dos líquidos e sólidos) não têm volume fixo, com um aumento de pressão podemos comprimi-los, ou reduzir o seu volume. Os gases são compressíveis porque há muito espaço entre as partículas que os compõem.
Resposta: Explicação: Os átomos ou moléculas no estado gasoso “ não “ apresentam quase força de atração entre eles, dessa forma existe espaços vazios entre os átomos. A existência desses espaços vazio facilita na compressão dos gases.
Resposta. Explicação: É mais não muito Porque há mais espaço entre as moléculas no líquido (menos denso), o líquido se comprime e forma o sólido. Se a densidade do líquido for maior que a do sólido, forma-se mais líquido.
Entende-se por viscosidade a resistência ao escoamento. As moléculas de um líquido apresentam maior liberdade de movimento do que as de um gás, devido à sua fluidez. ... Esse fato explica, porque certos objetos podem flutuar na água: é devido às forças de atração intermoleculares dos líquidos.