Gohan é o primeiro filho do protagonista da série Goku e sua esposa Chichi, o mais irmão mais velho de Goten, o esposo de Videl e pai de Pan. Gohan é o primeiro híbrido (meio terráqueo, meio Saiyajin) a aparecer nas séries. Ele é nomeado após o avô adotivo de Goku, Gohan.
Sua primeira transformação em Super Saiyajin ocorreu aos 11 anos de idade, com a ajuda de seu pai (sendo Gohan o primeiro personagem mais jovem a se transformar). Ele era chamado de Guerreiro Dourado neste período. Vale lembrar que Gohan aperfeiçoou essa transformação ao treinar com Goku e ambos passarem longos períodos transformados em Super Saiyajins.
O Grande Saiyaman (グレートサイヤマン, Gureto Saiyaman) é o alter ego de Gohan e uma tentativa de esconder sua identidade secreta de seus amigos da escola em Satan City. O Grande Saiyaman nasceu pela primeira vez quando Gohan se transformou em Super Saiyajin para se disfarçar quando ele lutava uns ladrões na manhã de seu primeiro dia na escola. Porém, seus amigos (e particularmente, Videl) começaram a notar similaridades estranhas entre ele e o misterioso "Guerreiro Dourado" (como eles descreviam sua forma Super Saiyajin). Sabendo que sua identidade poderia ser descoberta, mas querendo proteger a cidade do crime, ele diz a Bulma se ela pode inventar um dispositivo que poderia mudar sua aparência instantaneamente. Com sua nova fantasia pronta e fácilmente acessível ao apertar de um botão, ele agora protege a cidade sem sua identidade ser descoberta.
Gohan nasceu aproximadamente 1 ano depois do casamento de Goku e Chichi, no ano 757. Seu nome foi escolhido por sua mãe, que estava pensando em como chamar seu bebê e, ao dizer “Gohan“, ele sorriu. Apesar de seu pai ser um tanto ausente pela sua obsessão por lutas, torneios e treinamentos, Gohan cresceu em um lar repleto de amor e não gostava de batalhas como seu pai (apesar de ser uma criança assustadoramente forte).
Quando aparece é apresentado por seu pai na Casa do Kame para Kuririn, Bulma e Mestre Kame (que ficam surpresos ao saber que Goku tem um filho) se mostra um garoto tímido, mas inteligente e também possui uma cauda como Goku (antes dele cortar). É nesse momento que o irmão de Goku, Raditz (até então desconhecido) chega a Terra e explica sua verdadeira origem Saiyajin, Goku ataca o irmão mais velho, depois de ele dizer à Goku que deve destruir os terráqueos do planeta. Raditz sequestra Gohan e avisa a Goku que se ele não matar 100 pessoas, no dia seguinte irá eliminar o sobrinho.
Ao lado de Goten, Videl é treinada por Gohan e depois de poucos dias ela realmente aprende a voar. Porém, Gohan e Videl desenvolvem um interesse amoroso um no outro e acabam trabalhando juntos para deterem os criminosos ainda no ensino médio, com Videl se tornando a Saiyagirl.
O filme Dragon Ball Super: Super Hero trouxe Gohan de volta aos holofotes e, mais que isso, lhe deu uma nova e poderosa transformação que veio a ser chamada de Gohan Beast!
Ele possui feitos muito importantes, sendo um dos heróis que já salvaram o planeta, mesmo com pouca idade. Porém, o potencial de Gohan acabou sendo podado no momento em que o personagem decidiu viver seu lado humano, se casando com Videl e tendo uma filha chamada Pan.
Boohan é uma fusão hipotética de Gohan e Majin Boo. É uma carta "Fusion Frenzy" no jogo Dragon Ball Z: Collectible Card Game, porém, a carta não mostra o personagem fundido, mas os dois personagens próximos.
Gohan se tornou um Super Saiyajin com onze anos de idade, durante o treinamento intenso que ele teve com seu pai para ajudá-lo a ascender. Gohan foi o mais jovem Super Saiyajin até a aparição de seu irmão Goten, que acessa a forma sem esforço com sete anos de idade. Neste estado, Gohan era chamado de Guerreiro Dourado pelos residentes de Satan City.
O garotinho aparece deixando Mestre Kame, Bulma e Kuririn chocados com o fato de que Goku tinha um filho, uma criança tímida e inteligente, com uma cauda de macaco como a de seu pai, antes de cortá-la. Raditz, irmão de Goku e tio de Gohan, aparece nesse momento, ameaçando e sequestrando o menino.
Ainda se sabe pouco sobre essa forma, mas sua força foi demonstrada na luta final contra Cell Max. Ela é uma evolução da Ultimate Form, que é exclusiva de Gohan na trama e Toriyama afirmou que o nome “Gohan Beast” vem da sensação de que “a fera interior despertou“. Como sempre, Gohan se transformou e atingiu um novo Despertar ao ver a morte de um companheiro de batalha, o Piccolo.
Sabendo que sua identidade poderia ser descoberta, ele pediu para que Bulma inventasse um dispositivo com o poder de mudar sua aparência instantaneamente. Assim, ele pode continuar protegendo a cidade.
Como a série nos mostra, Goku morreu nessa linha temporal alternativa e a ameaça dos Androides se tornou tão real que os Guerreiros Z foram mortos. Gohan acabou se tornando a última defesa do planeta contra as ameaças do Androide 17 e 18. Ele é mostrado como um homem de 23 anos que se tornou o mentor de Trunks, que passou 13 anos tentando destruir os inimigos e treinando seu pupilo.
Curiosamente a tabela começa de maneira previsível, com os dois últimos colocados não sendo exatamente os mais poderosos, mas essa comparação direta acaba justamente com o Príncipe dos Saiyajins.
O nome Gohan é um homófono para gohan (御饭), a palavra japonesa para "arroz cozido", que remete também para refeições em geral. Em mandarim, a leitura de 悟饭 é homófono para 午饭 (wûfàn), que significa "almoço".
Uma das transformações mais populares do garoto é a de Super Saiyajin 2, que ele conseguiu alcançar inicialmente na Sala do Tempo, mas ele não conseguiu manter. Contudo, a que ficou popular foi durante a luta contra Cell, onde ele é tomado pela raiva ao ver o vilão machucando seus amigos. Quando está nessa forma, Gohan deixa seu lado inocente de lado e uma personalidade quase sádica toma conta.
Nesta nova fase, Goku e Vegeta estão enfrentando um inimigo milenar e poderosíssimo: Moro, o consumidor de planetas, uma ameaça que pode muito bem acabar com o Universo 7 num piscar de olhos.