O grau superlativo dos adjetivos
O grau superlativo relativo é aquele que eleva algo em relação a um conjunto. Exemplos: É o casaco mais quente do meu armário. O grau superlativo absoluto, por sua vez, é aquele que eleva algo de forma isolada. Exemplos: Este casaco é muito quente.
O grau superlativo absoluto sintético, cuja intensificação se dá por meio de acréscimo de sufixos, está entre as três diferentes gradações do adjetivo. ... O adjetivo apresenta três diferentes gradações: o positivo, o comparativo e o superlativo.
Utilíssimo é, de facto, a forma do superlativo absoluto sintético do adjetivo útil, que, por sua vez, resulta do emprego da regra geral da formação deste grau: «O superlativo absoluto sintético forma-se pelo acréscimo ao adjetivo do sufixo -íssimo (Cunha e Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Sá ...
O adjetivo no grau superlativo é o que atribui qualidades e garu muito elevado, expresso através de uma só palavra somando-se o adjetivo com um sufixo (-íssimo; -imo; - ílimo; -érrimo). O grau superlativo de antigo é antiquíssimo.