22 sinônimos de vedação para 3 sentidos da palavra vedação: Tapume usado para cercar e fechar: 1 tapume, cerca, muro, sebe, valado, proteção, barreira, tapagem, tapamento, anteparo.
Significado de Vedação substantivo feminino Ato ou efeito de vedar. Aquilo que serve para vedar. Tapume, sebe. [Figurado] Proibição, impedimento.
Vedado indica algo que está fechado, obstruído ou tapado, sendo proibido o acesso ou passagem de pessoas ou substâncias. Indica também a proibição de uma ação, realização ou utilização de alguma coisa ou de algum lugar.
As vedações mecânicas são formadas por elementos que impedem a passagem dos fluidos pelas folgas existentes entre diferentes peças de um conjunto. De modo geral suas principais divisões se dão entre vedações estáticas e dinâmicas.
Significado de Vendar verbo transitivo Cobrir os olhos com uma venda. [Figurado] Obscurecer, cegar: o ódio lhe vendava a razão.
A venda é um símbolo de imparcialidade: significa que ela não faz distinção entre aqueles que estão sendo julgados. ... Em sua versão romana, batizada Justitia, a mesma deusa passa a trazer também a espada e a venda nos olhos.
1. Cobrir ou tapar com venda. 2. [Figurado] Cegar; obscurecer; turvar.
Significado de Prendado adjetivo Que possui boas qualidades; habilidoso. Dotado de muitas prendas, habilidades, aptidões ou dotes em qualquer área: menino prendado na escola. Que tem boa educação; educado. Etimologia (origem da palavra prendado).
Vedado é um adjetivo que significa proibido ou fechado. Quando tem o sentido de proibição é comum usar a expressão para se referir a um local que está interditado ou onde a entrada é proibida. ... Se uma determinada conduta é vedada significa que não é permitida.
O que um médico NÃO pode fazer?
Atendimento a pessoas da família Não há nada no Código de Ética Médica que proíba o atendimento a pessoas da própria família. Entretanto, é recomendado que o profissional indique ao familiar a procurar de outro profissional, isento e especialista no tratamento do problema de saúde.
“É vedado ao médico prescrever tratamento ou outros procedimentos sem exame direto do paciente, salvo em casos de urgência ou emergência...”
É vedado ao médico: Art. 80. Expedir documento médico sem ter praticado ato profissional que o justifique, que seja tendencioso ou que não corresponda à verdade.
É vedado ao médico: Art. 31 Desrespeitar o direito do paciente ou de seu representante legal de decidir livremente sobre a execução de práticas diagnósticas ou terapêuticas, salvo em caso de iminente risco de morte. Art.
O Código de Ética Médica, no art. 73, apresenta disposição no mesmo sentido: é vedado ao médico revelar fato de que tenha conhecimento em virtude do exercício de sua profissão, salvo por motivo justo, dever legal ou consentimento, por escrito, do paciente.
É vedado ao médico: Art. 86. Deixar de fornecer laudo médico ao paciente ou a seu representante legal quando aquele for encaminhado ou transferido para continuação do tratamento ou em caso de solicitação de alta.
“Por justa causa admite-se um interesse de ordem moral ou social que justifique o não cumprimento da norma”, explica Genival Veloso de França, professor de Medicina Legal da Universidade Federal da Paraíba, contanto que “os motivos apresentados sejam, realmente, capazes de legitimar tal violação”.
O caso mais simples em que o sigilo médico pode ser quebrado é quando há o consentimento do paciente. Entretanto, isso não permite aos profissionais que publiquem informações ou prontuários a revelia nas redes sociais —, uma vez que isso também é vedado pelo Código de Ética Médica em sua seção sobre esse assunto.
O segredo profissional tem por finalidade respeitar e proteger o direito das pessoas à reserva da intimidade da vida privada e à confidencialidade das informações e dados pessoais, bem como garantir a confiança dos cidadãos nos profissionais de saúde.
Sigilo profissional trata da manutenção de segredo para informação valiosa, cujo domínio de divulgação deva ser fechado, ou seja, restrito a um cliente, a uma organização ou a um grupo, sobre, uma vez que a ele é confiada a manipulação da informação.
Tipos de Segredo: SEGREDO NATURAL: Abrange o que se vem a conhecer sem estar no exercício de uma profissão. SEGREDO PROFISSIONAL: O que se vem a saber exercendo uma atividade profissional.
O dicionário Aurélio registra que “sigilo” é sinônimo de segredo e refere-se ao “sigilo profissional” como sendo o “dever ético que impede a revelação de assuntos confidenciais ligados à profissão”.