Significado de Sorver verbo transitivo direto Beber aos poucos, aos sorvos: sorviam o café aos goles. Estar embebido por; embeber-se, impregnar-se de, absorver: a esponja sorveu todo o líquido.
adjetivo Que não se pode sopitar; impossível de reprimir, de conter, de controlar; irreprimível, incontrolável.
verbo transitivo direto [Militar] Agrupar em regimento. [Figurado] Fazer entrar em um grupo: arregimentar militantes para o partido. verbo transitivo direto e pronominal [Figurado] Reunir(-se), juntar(-se), incorporar(-se) em qualquer espécie de grupo: arregimentou forças para continuar a travessia.
Significado de Hausto substantivo masculino Gole, sorvo, trago.
Significado de Turumbamba substantivo masculino [Brasil] Pop. Briga, balbúrdia, desordem, altercação, rolo. (O mesmo que surumbamba.).
Significado de Influxo substantivo masculino Influência física ou moral; ação de influir, de exercer domínio ou de expressar poder em relação a algo ou alguém. [Figurado] Afluência; movimentação do que se direciona para o mesmo lugar.
As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Como apresentam significados distintos, devem ser utilizadas em situações distintas. Influxo é o termo mais utilizado, apresentando uma variedade de significados. Efluxo é um termo específico da medicina.
O impulso nervoso, ou influxo nervoso, é o sinal ou mensagem que passa a todo o comprimento da fibra nervosa como processo de transmitir a informação do sistema nervoso a todo o organismo. É uma onda de despolarização que viaja ao longo da membrana do axónio.
A direção normal do impulso no organismo é do corpo celular para o axônio. Esse impulso nervoso, ou potencial de ação, é uma alteração brusca e rápida da diferença de potencial transmembrana.
O impulso nervoso corresponde a uma corrente elétrica que se propaga pelos neurônios, graças a um processo de despolarização da membrana. Esse processo de despolarização ocorre mediante a estímulos e tem como função transmitir a outras células (nervosas, musculares ou glandulares) uma determinada informação.
Em um neurônio, os estímulos se propagam sempre no mesmo sentido: são recebidos pelos dendritos, seguem pelo corpo celular, percorrem o axônio e, da extremidade deste, são passados à célula seguinte (dendrito – corpo celular – axônio).
A sinapse é uma região de proximidade entre um neurônio e outra célula por onde é transmitido o impulso nervoso. Sabemos que os impulsos nervosos devem passar de uma célula à outra para que ocorra uma resposta a um determinado sinal. ... Geralmente elas ocorrem entre o axônio de um neurônio e o dendrito de outro.
Quando um impulso nervoso chega à terminação do axônio, ocorre a liberação, por exocitose, dos neurotransmissores, os quais se difundem pela fenda sináptica (pequeno espaço que separa o neurônio pré-sináptico da célula-alvo) e chegam até a célula-alvo (célula pós-sináptica), desencadeando o potencial pós-sináptico.
Assim, algumas formas que podem ajudar a aumentar os níveis de serotonina circulante no sangue para garantir os benefícios proporcionados por esse neurotransmissor são: