1 Ato ou efeito de conscientizar(-se). 2 Psic Atividade ou efeito de conceituação de uma ação, de forma que permita que ela brote da sombra do inconsciente, adquirindo, no plano do consciente, um novo significado em seu conteúdo nocional.
Conscientizar uma pessoa significa fazer com que ela tome consciência e reflita sobre um determinado assunto, além de mostrar a verdade através do diálogo. Uma pessoa se conscientiza de algo quando mentaliza isso, ou seja, quando é consciente das consequências de seus atos.
Resposta: Dentre ações que podem ser feitas para conscientizar as pessoas sobre sobre esse exagero de consumo, pode-se citar: informar sobre os riscos de usar o cartão de crédito sem moderação; conscientização sobre os juros compostos nas dívidas.
Existem algumas atitudes que podem ajudar nessa preservação, que devemos seguir com grande afinco.
A missão de educar e conscientizar está presente no dia a dia de muitas pessoas e profissionais. ... Para o ilustre Paulo Freire, educador e filósofo, a educação e a conscientização constrói uma gama de conhecimento que permite ao indivíduo uma crítica de sua realidade, de sua história.
Educação, um direito fundamental de todos, perpassa o desenvolvimento humano por meio do ensino e da aprendizagem, visando a desenvolver e a potencializar a capacidade intelectual do indivíduo. Constitui um processo único de aprendizagem associado às formações escolar, familiar e social.
A conscientização é um processo que vai além de uma atividade de educação escolar e se estrutura num amplo projeto de educação popular1. Para ser eficaz, a conscientização promove a colaboração, a união, a organização popular, bem como a busca de uma nova síntese cultural.
O acesso à educação possibilita maiores oportunidades de emprego e melhoria na qualidade de vida, o que colabora com a luta contra a pobreza e a redução das desigualdades sociais.
A frase “Educação é a base de tudo” é bem conhecida e se mostra cada vez mais essencial nos dias atuais, pois está relacionada diretamente com a cidadania. ... A educação escolar, além de ensinar o conhecimento científico, deve assumir a incumbência de preparar as pessoas para o exercício da cidadania”.
A educação é imprescindível para a organização e principalmente inclusão social. Teoricamente, é através da educação que o indivíduo se tornará alguém mais tolerante e consciente acerca de seus próprios atos em relação aos outros.
Sem as escolas, a civilização mal teria dado seus primeiros passos. Pode ser o fim do mundo, pelo menos deste mundo aconchegante a que você está acostumado. Por exemplo: você sabe usar um computador, mas não sabe construir um. Pelo menos não a partir das matérias- primas dele.
educação bancária é quando o professor transmite o conhecimento e quer que o aluno devolva a ele o mesmo que recebeu, como se fosse uma transação bancária. Este tipo de educação estimula o aluno a decorar para responder ao professor exatamente o que recebeu, sem análise crítica.
A educação pode formar uma personalidade e fazer com que o indivíduo desenvolva o saber. É através dela que uma pessoa se integra nas atividades escolares, se socializa, se liberta, se comunica e se orienta.
Além das dimensões sociais, o objetivo último da educação é contribuir para a mudança e realização pessoais. Todas as formas de educação – familiar, escolar, profissional, informal, continuada – procuram que cada de um de nós consiga aprender a desenvolver-se como pessoa em cada fase das nossas vidas.
A importância da educação na vida de uma pessoa se reflete nos mais diferentes âmbitos: em sua capacidade de se relacionar, interpretar informações, lidar com suas próprias emoções, tomar decisões com senso crítico e, até mesmo, obter satisfação pessoal e profissional.
Entretanto a educação vai muito mais além, ela é capaz de transformar a vida das pessoas, tanto na prospecção de um futuro melhor, como dito anteriormente, quanto na elevação do próprio ser social, garantindo que esse tenha conhecimento para absorver, interpretar e discorrer sobre novas experiências.
A educação para transformar deve incluir conteúdos e desenvolver competências que vão além do consciente intelectual. Isso significa que empatia, solidariedade e ética devem fazer parte do currículo de todo bom estudante. E essas qualidades somadas à técnica são responsáveis por uma carreira de sucesso.
A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. A frase de Nelson Mandela faz alusão ao importante papel da educação como mecanismo de mudança na sociedade. ... A falta de incentivo à leitura na nação, corrobora para a construção de uma sociedade insipiente.
A educação transforma vidas e mostra os diversos caminhos do conhecimento. Com ela somos dotados de saberes e eles nos moldam de acordo com que vamos aprendendo. A educação tem o poder de mudar uma vida, de mostrar que se pode fazer mais, que podemos ir além. ... A educação é a base de uma sociedade rica em conhecimento.
A educação, em todos os seus sentidos, forma e transforma vidas. A escola tem a importante e árdua tarefa de orientar os jovens, de guiá-los e ajudá-los a transformar seus sonhos em realidade, em projetos a serem realizados no decorrer de toda a sua vida, com serenidade e satisfação.
A educação sempre contribuiu para o desenvolvimento da sociedade. A qual busca nas raízes da educação o verdadeiro sentido para sua evolução cultural, principalmente. Pois, é através desta interação que existem contribuições, porque a sociedade só se torna moderna com a evolução da educação.
A educação reproduz a sociedade na medida em que atende as demandas impostas por ela. ... A filosofia contribui para a educação no sentido em que possibilita pensar o processo educacional em seu interior, analisando as entrelinhas e interesses presentes nas propostas de ensino.
A educação, nessa tendência, tem por finalidade a adaptação do individuo a sociedade. ... Comênio aponta, então, que a educação, de crianças e jovens (a nova geração), é o meio mais eficaz para a redenção da sociedade, a fim de restabelecer, investindo e ensinando gerações futuras, a moral entre os homens.
A educação reprodutora exibe como atua a educação dentro da sociedade e não como ela deve atuar. ... A obra configura um estudo sobre o papel da escola como um dos aparelhos do Estado, como uma das instâncias da sociedade que veicula a sua ideologia dominante para reproduzi-la.
A escola como aparelho ideológico do Estado, vem a serviço da dominação de uma classe sobre a outra, através de um processo de hegemonia ideológica, mediante a uma conscientização alienante. ... É também importante saber, que cada ideologia tem sua liturgia, sua técnica e suas tácticas de persuasão.
Uma educação transformadora se baseia no rompimento das fronteiras do conhecimento, o que nada mais é do que aproximar a educação da vida real. Por exemplo, o estímulo à leitura é uma habilidade indispensável para provas de Língua Portuguesa, mas também é o que determina a análise correta de um enunciado de Matemática.