Qual o significado das grgulas? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
As gárgulas, na arquitetura, são desaguadouros, ou seja, são a parte saliente das calhas de telhados que se destina a escoar águas pluviais a certa distância da parede e que, especialmente na Idade Média, eram ornadas com figuras monstruosas, humanas ou animalescas, comumente presentes na arquitetura gótica.
Como eram feitas as gárgulas?
Na arquitetura, uma gárgula é uma pedra esculpida, geralmente feita de granito com um bico concebido para transportar a água de um telhado, impedindo assim que a água da chuva escorra pelas paredes. Algumas quimeras ou figuras grotescas não funcionam como desaguadouros mas apenas para funções artísticas e ornamentais.
Qual a diferença entre gárgulas e quimeras?
A ponto de descobrir a diferença entre gárgula e quimera, veja só! As gárgulas servem de escoamento das águas de chuva, e sempre têm a boca aberta. Sua função é fazer com que a água caia longe da parede, evitando manchá-la. ... As quimeras são apenas decorativas.
Qual o significado das gárgulas de Notre-Dame?
A função simbólica das gárgulas da Notre-Dame de Paris Tais monstros têm a função de manter longe das paredes santificadas, que abrigam os fieis, os demônios e as forças do mal que os amedrontam. Elas também permitem, ao direcionar a água suja para longe das paredes, garantir uma função purificadora.
Qual a importância das gárgulas na igreja gótica?
Por tais motivos, o estilo gótico ficou conhecido, inclusive, como "Arte das Catedrais". É nessa época que surgem as estatuas de gárgulas, que, além da função decorativa, serviam para escoar água dos telhados.
Qual a função das gárgulas?
A função estrutural é a de impedir que a água a extrair do edifício cause infiltrações nas paredes e no solo perto do edifício, pelo que as gárgulas costumam possuir uma dimensão razoável com a finalidade de projetar a água à maior distância possível. ...
Como as gárgulas eram esculpidas?
As gárgulas geralmente são esculpidas num bloco de pedra. Têm a forma de animais fantásticos, monstros, dragões, demônios ou figuras humanas grotescas. Um canal ou rego faz a água da chuva sair pela boca da estátua. A palavra “gárgula” também é usada para designar qualquer figura estranha esculpida em pedra.
Qual era a função das gárgulas e como eram esculpidas?
São estátuas em forma de pássaros monstruosos. “Podem ser vistas no alto de prédios góticos, em geral igrejas e catedrais, e eram esculpidas de maneira a disfarçar os canos por onde escoava água de chuva dos telhados”, diz o arquiteto Dárcio Ottoni, da USP.
Qual a função das quimeras?
As gárgulas e quimeras foram largamente utilizadas nos parapeitos das edificações até o começo do século VXIII. A partir daí, tornou-se mais comum trazer os canos que conduziam a água até o nível da rua.
Qual o objetivo de um vitral?
Os vitrais dão cor e vivacidade às janelas das catedrais góticas medievais.
Por que as construções góticas são mais iluminadas?
Características da arte gótica a importância da luz (por isso o uso abusivo de janelas e vitrais), permitindo que o interior da construção fosse mais bem iluminado.
Qual a função dos vitrais góticos?
Os vitrais, que formavam imensas e coloridas janelas que, muitas vezes apresentavam desenhos geométricos ou representavam um santo ou uma passagem do texto bíblico. Estes também permitiam a elaboração de um vibrante jogo de luzes constituído a partir da combinação de peças de vidro das mais variadas cores.
Quem criou as gárgulas?
Muita gente acredita que as gárgulas, aquelas estátuas que vemos no alto de igrejas e construções, surgiram na Idade Média, mas alguns exemplares foram encontrados em civilizações antigas como a egípcia.
O que eram os gárgulas e quimeras e qual a função deles nas catedrais góticas?
São estátuas em forma de pássaros monstruosos. “Podem ser vistas no alto de prédios góticos, em geral igrejas e catedrais, e eram esculpidas de maneira a disfarçar os canos por onde escoava água de chuva dos telhados”, diz o arquiteto Dárcio Ottoni, da USP.
O que são as quimeras góticas?
São estátuas em forma de pássaros monstruosos. “Podem ser vistas no alto de prédios góticos, em geral igrejas e catedrais, e eram esculpidas de maneira a disfarçar os canos por onde escoava água de chuva dos telhados”, diz o arquiteto Dárcio Ottoni, da USP.
O que são vitrais e qual é a sua função?
Vitral é um tipo de vidraça composta por pedaços de vidros coloridos rejuntados ou pinturas que, normalmente, retratam cenas, personagens, brasões, ornamentos, entre outras figuras. Sua presença é comum em igrejas, mas também pode ser utilizado em residências ou outros tipos de obras.
Quais as duas principais finalidades do vitral nas igrejas?
Resposta: Ensinar passagens da biblía para os Camponeses anafalbetos, além de serem feitos para decorar igrejas.
Por que a catedral é a principal construção do gótico?
Isso estava associado à proximidade com o céu. Não é a toa que as torres das igrejas eram tão pontiagudas e esguias. A ideia da arquitetura gótica era apontar a obra para o infinito e diminuir o homem, destacando sua insignificância diante das divindades.
Qual foi o motivo da arte gótica se desenvolver mais nas cidades?
A arte gótica foi uma expressão artística da Baixa Idade Média (século XII) que perdurou até o Renascimento. Denominada de arte das catedrais, ela era realizada nas cidades. ... Isso porque nesse momento, as cidades começaram a crescer por conta da economia fundamentada no comércio.