Bem, uma das alternativas é fazer exercício físico, principalmente aqueles que trabalham os maiores músculos do corpo: quadris, bumbum e parte inferior das costas. Naqueles que consomem cafeína antes de um treino de atividade física, se observa um aumento de 21% nos níveis de testosterona.
Considera-se que níveis normais de testosterona total, para homens adultos, variam de 300 nanogramas por decilitro (ng/dl) de sangue a 1.
Sinais de testosterona baixa
RESULTADO: ng/dL VALORES DE REFERÊNCIA: HOMEM DE 21 A 49 ANOS : DE 3,03 A 14,80 ng/dL HOMEM DE 50 A 89 ANOS : DE 1,81 A 10,20 ng/dL MULHER DE 21 A 60 ANOS : DE 0,08 A 1,11 ng/dL MULHER DE 45 A 87 ANOS (PÓS-MENOPAUSA): DE 0,05 A 0,88 ng/dL TESTOSTERONA (T1) MÉTODO: QUIMIOLUMINESCÊNCIA RESULTADO: ng/dL VALORES DE ...
Se o solo ou a água estão contaminados acabamos consumindo por meio dos alimentos substâncias que mexem com a produção hormonal. Por exemplo, estudos mostram que homens que consomem peixes contaminados apresentam mais compostos clorados (PCBs) no sangue, o que contribui para a redução da testosterona.
Também é possível diminuir esse hormônio de forma natural, tomando chá verde diariamente e adotando alimentos integrais e diminuindo o consumo de carboidratos como arroz, macarrão, batata e pão branco.
Mas um minucioso estudo feito por pesquisadores da Universidade de Guelph, no Canadá, mostrou que de fato existem “Viagras naturais”. O ginseng, o açafrão (cúrcuma) e a ioimbina (extraída de uma árvore da África Ocidental) são estimulantes sexuais que comprovados cientificamente.