o principal processo de estruturação do espaço mundial é conhecido como : (a) mundialização do capitalismo.
A atual configuração do espaço mundial é de uma suposta globalização onde os países se tornam mais homogêneos com redes e fluxos todos interligados.
Divisão do espaço mundial por critérios sociais ou político-econômicos: o Norte (países ricos e industrializados) e o Sul (países pobres ou subdesenvolvidos). É uma divisão do espaço com base em elementos político-econômicos. O homem aqui é visto como agente principal, transformando o seu meio natural.
A geopolítica contemporânea caracteriza-se, dessa maneira, pelo que Marília Steinberger definiu como “relações de poder de vários atores sobre o território”, extrapolando a perspectiva clássica de poder centrado exclusivamente no Estado.
Portanto, as áreas que apresentam maior geração de renda, e que têm o mercado mais ativo certamente serão áreas que passarão por processos de urbanização mais acelerados, apresentando favelizações e agravo de problemas sociais, quando essa urbanização não é planejada.
Uma Organização Mundial do Trabalho pautada na grande globalização atual, interações comerciais, financeiras, desconcentração da produção; Unido a isso, temos países que apresentam elevados índices de movimento, os países subdesenvolvidos, e ainda, os denominados emergentes.
Enquanto a geopolítica clássica tratava principalmente das relações entre poder e ambiente, Estado e território, guerra, estratégia e geografia, nas últimas décadas este campo de conhecimento agregou uma série de temas relacionados à Ecologia e Meio Ambiente, novas guerras, disputas econômicas, conflitos culturais, ...
A Geopolítica refere-se às relações territoriais envolvendo os Estados Nacionais no plano internacional.
Geopolítica é uma categoria da geografia que abrange os fenômenos históricos e políticos da atualidade. Ela tem o objetivo de interpretar a realidade global e envolve o estudo de guerras, conflitos, disputas ideológicas e territoriais, questões políticas, acordos internacionais, etc.
O tabuleiro do jogo, o número de casas, a sua posição atual e os movimentos possíveis dentro do tabuleiro, todos esses fatores são a geopolítica. A formação do tabuleiro geopolítico se dá através de características geográficas.
A Geopolítica estuda como a conquista de um território afeta as relações de poder político e econômico dos Estados (recursos minerais, demografia, etc.).
Geopolítica nada mais é que a área de estudos preocupada em entender as relações de poder entre os Estados, considerando as vias diplomáticas e militares. Já geografia política é a área que estuda a interação entre a política e o território, nomeadamente no que diz respeito à administração.
A Geopolítica é a arte, prática ou área do conhecimento que se dedica totalmente à utilização do poder político em relação a um determinado território. A Geopolítica é a arte, prática ou área do conhecimento que se dedica totalmente à utilização do poder político em relação a um determinado território.
Em resumo, podemos dizer que o Brasil, no contexto da Nova Ordem Mundial, integra a perspectiva dos países periféricos em busca de melhores condições para a promoção do desenvolvimento e para fazer frente às nações do Norte.
Geopolítica é um ramo de estudo da Geografia que busca interpretar os fatos atuais e o desenvolvimento dos países, através das relações e estratégias entre o poder político e os espaços geográficos destas nações.
Resposta. Resposta:A geopolítica brasileira se baseia na cooperação e no estabelecimento de parcerias que ofereçam vantagens comerciais ao país.
Resposta. Resposta:CONFLITOS GEOPOLÍTICOS. ... Os principais motivos dos conflitos que ocorrem no mundo são: disputas por território, soberania do Estado nacional (nacionalismo e separatismo), rivalidades étnicas e religiosas, questões de fronteiras, recursos minerais e, até mesmo, água.
Trata-se de uma área que envolve importante conhecimento multidisciplinar, relacionando principalmente, os seguintes termos: Teoria política, geologia, geografia, além de demais áreas das ciências humanas e ciências sociais. Por isso, pode ser definida como área altamente complexa e importante.
Essas duas superpotências apresentavam ideologias diferentes: Estados Unidos, capitalista; e União Soviética, socialista. Com isso, EUA e URSS passaram a exercer forte influência na política global, estabelecendo, portanto, uma ordem geopolítica mundial bipolar.