EQST

Qual O Plano De Metas De JK?

Qual o plano de metas de JK?

Plano de Metas foi um programa cuja finalidade era melhorar as infraestruturas brasileiras implementado durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1960). O projeto definia trinta objetivos, agrupados em cinco setores, a serem alcançados: energia, transporte, indústria, educação e alimentação.

Quais setores econômicos foram destacados pelo plano como prioritários para o desenvolvimento do país?

Em resposta, JK anunciou o programa de governo chamado "50 anos em 5", um Plano de Metas desenvolvimentista composto por 30 objetivos, dividido em cinco setores principais: energia, transportes, indústrias de base, educação e agropecuária.

Qual foi a principal característica do governo de JK?

Juscelino Kubitschek teve de enfrentar uma crise política que quase impossibilitou sua posse, e os grandes marcos de seu governo foram os investimentos pesados na industrialização do país e a construção de Brasília. O projeto político implantado por JK em seu governo ficou conhecido como “desenvolvimentismo”.

Qual a importância da construção de Brasília para as ações desenvolvimentistas propostas no Plano de Metas?

Resposta. O objetivo da construção de Brasília foi, gerar empregos; promover a mão de obra nordestina e o desenvolvimento do interior, descentralizando a região centro sul.

Quais eram os objetivos do governo com a construção de Brasília?

História do Brasil A construção de Brasília foi a concretização de um projeto nacional que existia desde o século XIX, cujo intuito era o de levar a capital do nosso país para o planalto central. Essa obra aconteceu entre 1957 e 1960 e foi viabilizada pelo governo de Juscelino Kubitschek.

Porque a construção de Brasília foi importante para o desenvolvimento?

Resposta. Pois antes da construção de Brasília o foco era apenas na região litoranea, já que as antigas capitais do Brasil se localizavam no mesmo, e com a construção da capital brasil no centro oeste fez com que a população e a economia se expandisse mais e não focasse apenas em um local.

Qual foi a função dos candangos na construção de Brasília?

Candango é um termo hoje utilizado para definir os pioneiros construtores de Brasília. Na origem, porém, o termo era pejorativo: servia para identificar os portugueses ou, ainda, pessoa de mau gosto. Com o passar do tempo, designou os senhores de engenho e, depois, os cafuzos (mestiços de índios e negros).

Quem foram os trabalhadores da construção de Brasília?

A migração começa em 1956 com a chegada de 256 trabalhadores, os primeiros candangos, como eram chamados os operários que construíram Brasília. ... Grande parte dessa população vivia em acampamentos da construção dos primeiros prédios de Brasília e a maioria na faixa etária de 20 a 40 anos.

Onde os trabalhadores de Brasília viviam?

Resposta: Os trabalhadores que construíram Brasília (genericamente chamados de "candangos") eram, em sua maioria, imigrantes de outras regiões do país (em especial norte e nordeste), tendo parte deles voltado para as suas regiões e outros passado a viver nas zonas periféricas de Brasília.

Onde os candangos moravam?

moravam em tendas e barracas pois nao tinham um lugar certo para se fixar pois eles estavam construindo brasilia.

Quem eram os candangos como eram suas condições de vida e trabalho?

Durante a edificação da cidade a palavra mudou de conotação; passou de depreciativa a enaltecedora. Presidente, arquitetos, engenheiros, médicos, advogados, comerciantes, operários, caminhoneiros, enfim, todos aqueles envolvidos no processo de construção da cidade passaram a ser candangos.

Quem eram e de onde vieram os trabalhadores de Brasília?

Sobre a construção de Brasília, temos que os trabalhadores vieram de várias partes do Brasil, porém a maioria era Goianos e Mineiros. Foram para as cidades vizinhas. Nesse sentido, temos que a construção da nova capital federal foi feita pelo que ficou conhecido como candangos.

Quem nasce em Brasília como se chama?

"Brasiliense" é o nome que se dá a quem nasceu em Brasília. "Candango" é outro termo utilizado para designar os brasilienses, sendo, originalmente, usado para se referir aos trabalhadores que, em sua maioria provenientes da Região Nordeste do Brasil, migravam à futura capital para trabalhar em sua construção.

Quem é candango nasce onde?

Atualmente, o gentílico que o cidadão do Distrito Federal se autoatribui é candango, mas o oficial é brasiliense. [...] CANDANGO passou definitivamente a ser o gentílico de Brasília, como é carioca aquele que nasce no Rio...