O bebé na 36ª SE Na 36ª semana da gravidez, o bebé mede cerca de 47 centímetros da cabeça aos pés e pesa entre 2750 e 2900 gramas. Se o bebé nascer esta semana ainda é considerado prematuro, mas, geralmente, não precisa de cuidados especiais no pós-parto.
Nesta fase, é recomendado uma dieta rica e variada, com bastante frutas, cereais integrais, laticínios, legumes e verduras. E evitar alimentos industrializados e gordurosos, que não acrescentam valor nutricional para o bebê e estimulam o ganho de peso na mãe.
O segredo para ganhar massa muscular está na origem: leite materno. As hormonas do crescimento e a proteína do leite materno ajudam a ganhar massa muscular, dizem desportistas.
Além do ferro, a vitamina c para quem está amamentando é importante para ajudar a fortalecer o sistema imunológico e deixar os anticorpos responsáveis pelo corpo em alerta para combater infecções. Se combinada com zinco, a vitamina C tem sua eficácia potencializada.
Para manter a qualidade do leite e a energia da mamãe, é recomendado continuar com o uso de polivitamínicos. “A suplementação usada na gravidez traz bom balanceamento de oligominerais e vitaminas. O que for necessário será absorvido pelo organismo, o que não for será excretado”, diz o médico.
Uma mulher que está na fase de amamentação pode tomar suplementos como whey, creatina ou blend? Olá. Os suplementos tipo whey protein são proteínas processadas do leite de vaca, podendo ser utilizados na gestação caso haja a necessidade de suplementação proteica.
Se você se sente muito cansada durante a amamentação materna, uma das mudanças essenciais é descansar mais. Mesmo que seja difícil dormir o suficiente quando o bebê acordar de noite chorando, é a forma de combater a fadiga e reabastecer a sua energia. É importante dormir de 7 a 8 horas, sempre que possível, à noite.