Como sabemos, a Ética orienta o comportamento do indivíduo para a vida em sociedade. Em termos simples, para ser aplicada, a Ética precisa da ação de cada indivíduo. Para os filósofos e estudiosos, o objeto de estudo da Ética é o comportamento humano. Por meio do comportamento humano, observa-se o que é aceito ou não.
Três Princípios Fundamentais da Ética em Pesquisa
Os seis princípios clássicos da ética social dizem respeito a: Dignidade da Pessoa, Direito de Propriedade, Primazia do Trabalho, Primazia do Bem Comum, Solidariedade e Subsidiariedade.
A ética na enfermagem é o ramo da ética que analisa as atividades da enfermagem. Esta divide vários princípios com a bioética, tais como beneficência, não-maleficência e respeito à autonomia. Pode ser distinguida pela sua ênfase em relacionamentos, manutenção da dignidade e cuidado colaborativo.
O profissional de enfermagem exerce suas atividades com competência para a promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os princípios da ética e da bioética. Art. 1º - Exercer a enfermagem com liberdade, autonomia e ser tratado segundo os pressupostos e princípios legais, éticos e dos direitos humanos.
O Conceito de ética profissional é o conjunto de princípios e valores morais que conduzem o comportamento humano dentro da sociedade. Dentro das empresas os padrões éticos sociais são aplicados para o bom andamento dos processos de trabalho e objetivos.