A maior parte das pessoas que sofrem uma intoxicação leve por monóxido de carbono recupera-se rapidamente quando se expõe ao ar fresco. Uma intoxicação moderada ou grave por monóxido de carbono causa falta de discernimento, confusão, inconsciência, convulsões, dor no peito, falta de ar, pressão arterial baixa e coma.
O maior problema do monóxido de carbono reside no fato de ser um gás extremamente venoso, que interfere no processo respiratório. O processo respiratório dos vertebrados está relacionado com a hemoglobina, substância presente nos glóbulos vermelhos do sangue.
O monóxido de carbono é tóxico quando inalado, porque combina com a hemoglobina, a substância que transporta oxigênio nas células vermelhas do sangue. A hemoglobina, então, não pode tomar o oxigênio do ar. A falta de oxigênio faz que as células e tecidos morram. ... Com o oxigênio forma o dióxido de carbono.
A hemoglobina apresenta como principal função transportar o oxigênio pelo corpo, entretanto, ela pode também se combinar com outras substâncias, como o monóxido de carbono. Quando ocorre essa combinação chamamos a hemoglobina de carboxi-hemoglobina.
O mecanismo de transporte de gases O sangue venoso volta aos pulmões carregado de dióxido de carbono, que também é transportado ligado à hemoglobina – formando carboemoglobina. Ao atingir os alvéolos, há uma troca: o dióxido de carbono é liberado e passa por difusão para o interior dos alvéolos, sendo expelido.
É por difusão que as moléculas de O2 movem-se do gás alveolar para o sangue que percorre os capilares pulmonares. ... É também por difusão que esse gás move-se do capilar sistêmico até as mitocôndrias nos diversos órgãos sistêmicos.
Nos pulmões, as moléculas de hemoglobina das hemácias se ligam a moléculas do gás oxigênio formando o complexo chamado oxiemoglobina. Cada molécula de hemoglobina é capaz de se ligar a quatro moléculas de oxigênio.
Transporte do monóxido de carbono (CO) Quando a hemoglobina liga-se ao monóxido de carbono é chamada de carboxiemoglobina. A afinidade por monóxido de carbono chega a ser 23 vez maior do que pelo oxigênio. Porém, tal associação pode ser letal, o monóxido de carbono impede o transporte de oxigênio aos tecidos do corpo.
Como apenas uma molécula de oxigênio liga-se ao ferro, cada molécula de hemoglobina liga-se a quatro moléculas de oxigênio. Ao chegar aos tecidos, essa combinação é revertida, e o oxigênio é disponibilizado para as células.
Apesar de serem excelentes fontes de cálcio, importante para a saúde dos ossos, seu consumo em paralelo com a refeição principal vai atrapalhar a absorção de ferro. Se você tem anemia, é bom evitar laticínios, como iogurte ou queijo, durante o almoço ou o jantar, que é onde costumamos consumir mais o mineral.
Melhora a circulação: A tapioca é rica em ferro e cobre que aumentam a quantidade de células vermelhas do sangue, evitando anemia e outras doenças relacionadas à circulação sanguínea.