EQST

Qual O Conceito De Gentica?

Qual é o conceito de genética?

A Genética é uma parte da Biologia que estuda, principalmente, como ocorre a transmissão de características de um organismo aos seus descendentes. Sendo assim, podemos dizer, resumidamente, que ela é uma ciência que se volta para o estudo da hereditariedade, preocupando-se também com a análise dos genes.

Quais são as aplicações da genética moderna?

Dentre as aplicações da genética, podem ser citadas:

  • a prevenção (aconselhamento genético) e tratamento de doenças como asma, e câncer;
  • a terapia genética permite substituir genes doentes por genes sãos, ou mesmo eliminar os genes doentes;
  • a optimização do bem-estar e sobrevivência do indivíduo;

Onde se aplica à genética?

As descobertas em pesquisa genética nos permitem aplicá-la em áreas distintas como a da saúde (genética médica, terapia genética, aconselhamento genético), em ecologia (melhoramento genético de espécies, preservação de espécies ameaçadas de extinção), zoologia (taxonomia molecular animal), dentre outras (taxonomia ...

Onde ficam armazenadas as informações genéticas?

Resposta. O DNA fica localizado no núcleo celular, por tanto, é no núcleo que está contida todas as informações genéticas. No interior do núcleo é possível encontrar corpos os nucléolos, compostos proteicos, DNA, RNA e os genes nucleares, também denominados de código genético.

Quais as áreas da tecnologia a genética pode ser utilizada?

Principais aplicações Os avanços da tecnologia proporcionam cada vez mais conhecimentos sobre o genoma dos seres vivos, por isso surgem cada vez mais aplicações para a engenharia genética, como na medicina, pesquisa, agricultura e indústria.

Quais foram as principais formas de aplicação de conhecimentos genéticos?

As primeiras aplicações foram na identificação de fatores hereditários, e posteriormente aplicações como a avaliação genética, mapeamento de genes e diagnostico com base no DNA foram implementados na ciência.

Quais as linhas de estudo da genética atualmente?

GENÉTICA QUANTITATIVA, ESTATÍSTICA GENÉTICA E MELHORAMENTO GENÉTICO.

Como foi o início do estudo da genética?

A Genética é a parte da Biologia que estuda a hereditariedade, ou seja, a forma como as características são repassadas de geração para geração. Considera-se que essa ciência iniciou-se com os experimentos e leis propostas por um monge chamado Gregor Mendel, em um trabalho publicado em 1866.

Qual a unidade básica que constitui a informação genética?

O DNA (Ácido Desoxirribonucleico) é uma molécula presente no núcleo das células de todos os seres vivos e que carrega toda a informação genética de um organismo. É formado por uma fita dupla em forma de espiral (dupla hélice), composta por nucleotídeos.

Qual a unidade básica da macromolécula DNA?

Eles são compostos por uma base nitrogenada (base pirimídica ou base púrica), uma pentose (açúcar formando por cinco átomos de carbono chamado ribose no RNA ou desoxirribose no DNA) e um grupo fosfato. ... As bases nitrogenadas podem ser classificadas em pirimídicas e púricas.

Qual é a composição química dos genes?

Os genes são segmentos de ácido desoxirribonucleico, ou DNA (do inglês, deoxyribonucleic acid), que são moléculas orgânicas que formam filamentos localizados no núcleo das células.

Qual é a substância que forma o gene?

Cada nucleotídio é formado por um grupo fosfato, um açúcar (desoxirribose no DNA e ribose no RNA) e uma base nitrogenada. Existem cinco tipos diferentes de bases nitrogenadas: timina (T), guanina (G), citosina (C) e adenina (A) são encontradas no DNA.

Qual a relação entre genes e proteínas?

A relação existente é que os genes são utilizados para a formação das proteínas. O conceito de gene corresponde à sequência de distintos nucleotídeos que compõem um cromossomo. Cada gene é responsável pela codificação de uma sequência de cadeia polipeptídica determinada.

Quais são os dois tipos de ácidos nucleicos que formam o gene?

Presentes no núcleo dos eucariotos e dispersos no hialoplasma dos procariotos, os ácidos nucleicos podem ser de dois tipos: ácido desoxirribonucleico (DNA) e ácido ribonucleico (RNA), ambos relacionados ao mecanismo de controle metabólico celular (funcionamento da célula) e transmissão hereditária das características.

O que é gene interrompido?

A grande maioria dos genes de eucariontes está dividida em éxons e íntrons. Como a informação para a síntese da cadeia polipeptídica aparece sob a forma de fragmentos codificantes (éxons) separados por regiões não codificantes (íntrons), os genes eucariontes são chamados de interrompidos.

O que é DNA Intergênico?

Região espaçadora intergénica (ou ADN espaçador) é a designação dada a sequências da cadeia de ácido desoxirribonucleico (ADN) presentes em todos os cromossomas que se constituem como regiões que não são transcritas apesar de se localizem fisicamente entre genes que se transcrevem.

Qual o conceito mais atual e completo de gene?

O gene é um segmento de uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico), responsável pelas características herdadas geneticamente. Cada gene é composto por uma sequência específica de DNA que contém um código (instruções) para produzir uma proteína que desempenha uma função específica no corpo.

Qual é a ordem correta para o processo de expressão gênica de um gene codificante de proteína?

Durante a expressão de um gene codificante de proteína, a informação flui do DNA→ RNA→ PROTEÍNA. Esse fluxo direcional de informação é conhecido como o dogma central da biologia molecular, e o processo de ir de um DNA para um produto funcional, é conhecido como expressão gênica.

Quais são as etapas envolvidas na expressão gênica?

Esse processo envolve dois passos principais: a transcrição e a tradução. Na transcrição, a sequência de DNA de um gene é copiada para fazer uma molécula de RNA. Essa etapa é chamada de transcrição pois envolve reescrever, ou transcrever, a sequência de DNA num "alfabeto" similar de RNA.

Quais são as etapas da síntese de proteínas?

Como ocorre a síntese proteica? A síntese proteica ocorrerá por meio de um processo de tradução, no qual a informação presente no RNAm, uma sequência de nucleotídeos, será traduzida numa sequência de aminoácidos, que dará origem a um polipeptídeo (proteína).

Qual é o códon do RNAm que inicia a síntese da proteína?

Cada RNAt transporta um aminoácido cuja sequência de bases, chamada anticódon, corresponde ao códon do RNAm. O RNAt trazendo uma metionina, orientado pelo ribossomo, se liga ao RNAm onde se encontra o códon (AUG) correspondente dando início ao processo.

Para que possa ocorrer a síntese de proteínas?

Para que ocorra a síntese de proteínas é fundamental que ocorra a transcrição e a tradução. Em que o processo de transcrição é o responsável pela formação dos RNA's, em que ocorre a síntese das proteínas através da tradução.