Uma área da psicologia social que estuda a atividade do psiquismo decorrente do modo de vida do lugar/comunidade; estuda o sistema de relações e representações, identidade, níveis de consciência, identificação e pertinência dos indivíduos ao lugar/comunidade e aos grupos comunitários.
A Importância dos Psicólogos nas Instituições Sociais e Comunitárias Os Psicólogos nas Instituições Sociais e Comunitárias analisam e intervêm sobre problemas e questões sociais complexas, multifacetadas e dinâmicas, contribuindo para as solucionar e, dessa forma, promover as competências e os recursos de adaptação das ...
A psicologia, como ciência do comportamento humano, tem um papel importante na compreensão e na promoção dessas mudanças. ... Portanto, pesquisas sobre a organização social e o comportamento humano são importantes para assegurar a sustentabilidade e prover ambientes saudáveis para nossa existência.
Afinal, o que é Psicologia Social? ... Isso porque ela busca estudar o comportamento humano no contexto social em que as pessoas estão inseridas. O profissional do ramo não busca apenas analisar e configurar o comportamento individual, mas sim, a forma como o sujeito age perante a sociedade.
Coordenar e direcionar à equipe para o cumprimento das premissas da assistência social; Estimular a escuta e a comunicação entre a equipe; Desenvolver projetos e, juntamente com a equipe da rede socioassistencial, buscar medidas que estimulem a autonomia e a consciência cidadã da comunidade.
Nesse texto, falaremos sobre o papel do psicólogo no CREAS, equipamento este que trabalha, prioritariamente, com ações protetivas. Seu objetivo é acolher, orientar, e acompanhar famílias e indivíduos em situação de violação de direitos, fortalecendo e reconstruindo seus vínculos familiares e comunitários.