Calor latente de fusão de uma substância é a quantidade de calor necessária para fundir completamente uma unidade de massa da substância quando ela estiver na temperatura de fusão. Sendo o calor latente do gelo é 80 cal/g, significa que são necessárias 80 cal para fundir 1,0 g de gelo.
Confira os diferentes tipos de calor latente: Calor latente de fusão (LF): é o calor que é absorvido ou cedido pelos corpos durante o processo de fusão: do líquido para o sólido e vice-versa, com temperatura constante.
A quantidade de calor latente, quando fornecida ou retirada de um corpo, é capaz de mudar o estado de agregação das moléculas do elemento. O calor é um tipo de energia em trânsito entre dois corpos que possuem temperaturas diferentes.
São os intervalos B e D que representam calor latente, porque de acordo com o gráfico, neles a temperatura é constante, ou seja, não varia. O intervalo B continua em 0° durante todo o processo. E o intervalo D continua em 100° durante todo o processo.
Tipos de calor latente
O calor latente é a quantidade total de calor absorvido ou libertado durante uma mudança de fase (por exemplo, a fusão ou a vaporização) a uma temperatura constante. O calor específico é uma grandeza física que define a variação térmica de determinada substância ao receber determinada quantidade de calor.
Calor latente é a mudança de estado físico de uma substância quando há troca de calor, em um processo de fornecimento de energia para um corpo. ... Essa quantidade de calor fornecida ou retirada de um corpo pode mudar o estado de agregação das moléculas do elemento, tornando viável a transformação de um estado físico.
Resposta. Calor latente, também chamado de calor de transformação, é a grandeza física relacionada à quantidade de calor que uma unidade de massa de determinada substância deve receber ou ceder para mudar de fase, ou seja, passe do sólido para o líquido, do líquido para o gasoso e vice versa.
Quanto maior é o calor específico de uma substância maior será a quantidade de energia necessária para que sua temperatura varie. Por exemplo, em um dia ensolarado na praia, percebemos que a areia está em uma temperatura superior à da água. Isso acontece porque o calor específico da água é muito maior que o da areia.
A quantidade de calor necessária para provocar a mudança de estado físico de um corpo, à temperatura constante, é denominada calor latente. ... Quando é da fase líquida para a gasosa, e vice-versa, é denominado calor latente de vaporização.
Trata-se aqui do denominado calor sensível. No cálculo do calor se utiliza a fórmula seguinte: Q = m . L. Ou seja: “Q” = quantidade de calor (cal ou J), “m” = massa (g ou Kg) e “L” = calor latente (cal/g ou J/Kg).
Calor específico é uma grandeza física intensiva que define a variação térmica de determinada substância ao receber determinada quantidade de calor. Também é chamado de capacidade térmica mássica. A unidade no SI é.
Sobre o que é calor sensível, pode-se dizer que corresponde à quantidade de calor fornecida a um corpo que gera apenas variações de temperatura, sem produzir mudanças de fase. ... Uma caloria corresponde à quantidade de calor necessária para que 1 g de água sofra variação de temperatura de 14,5 °C para 15,5 °C.
Trata-se da energia térmica em trânsito motivada pela diferença de temperatura entre dois corpos. O calor é a energia térmica que passa de um corpo com maior temperatura para outro com menor temperatura. Quando não há diferença de temperatura entre dois corpos, não existe calor.
Quando um corpo recebe ou cede determinada quantidade de calor, capaz apenas de gerar variações de temperatura, sem que ocorra mudança no estado de agregação das moléculas, o calor é denominado de sensível.
Calor é a energia térmica que transita entre corpos devido a diferença de temperatura entre os mesmos. O calor sensível é aquele calor fornecido a um corpo que apenas gera uma variação de temperatura. ... Já o calor latente é aquele calor onde ocorre mudança de fase, sem mudança de temperatura.
Assim a noção de quente ou frio é relativa e a temperatura de um corpo precisa ser objetivamente definida. Termômetro é o aparelho que mede temperatura. Calor é uma forma de ENERGIA que passa de um corpo para outro devido unicamente à diferença de temperatura entre eles. ...
O calor sensível é aquele calor fornecido a um corpo que apenas gera uma variação de temperatura. ... Já o calor latente é aquele calor onde ocorre mudança de fase, sem mudança de temperatura. No calor latente, o estado de agregação do corpo se modifica.
Resposta. Calor: energia que se transfere de um sistema para o outro em virtude de uma diferença de temperatura entre eles. Energia interna: energia de um sistema de partículas possui em virtude do grau de agitação e da interação entre as moléculas.
O equilíbrio térmico, também chamado de equilíbrio termodinâmico, é quando dois corpos ou substâncias atingem a mesma temperatura. Nesse processo, o corpo mais quente transfere calor para o corpo mais frio até que ambos tenham a mesma temperatura. ...
Calor é energia em trânsito. Já temperatura alta significa que o grau de agitação das moléculas de determinado material/corpo é alto.
O calor pode ser definido como a transferência de energia térmica entre dois corpos. ... Ele sempre vai do corpo mais quente (de maior temperatura) para o corpo mais frio (de menor temperatura). Já o que chamamos comumente de frio, é apenas a sensação produzida quando perdemos calor para outro corpo ou para o ambiente.
Calor: designa a troca de energia entre corpos, enquanto a temperatura é a grandeza física que permite medir quando um corpo está quente ou frio. Espero ter ajudado.