EQST

Qual A Temtica Do Livro Inocncia?

Qual é a temática do livro Inocência?

Inocência pode ser considerada a obra prima do romance regionalista (Sertão do Mato Grosso) do nosso Romantismo. ... A atração pelo pitoresco e o desejo de explorar e investigar o Brasil do interior fizeram o autor romântico se interessar pela vida e hábitos das populações que viviam destante das cidades.

Por que Inocência morre?

Sozinha, Inocência apanha do pai quando se recusa a casar-se com Manecão que acaba de chegar em sua casa. ... Mais tarde, a própria Inocência morre de tristeza por ter que se casar com Manecão. O livro termina com Meyer recebendo uma grande homenagem na Alemanha por sua descoberta fictícia: a Papilio Innocentia.

Quem é o autor do livro Inocência?

Alfredo d'Escragnolle Taunay Inocência/Autores

Como o narrador descreve Inocência?

O ponto de vista externo define o narrador de Inocência como um narrador onisciente, que é tendência dominante na narrativa romanesca do século XIX. É o modelo clássico, que confere plenos poderes a uma só focalização: tudo é apresentado a partir de um único ponto, com onisciência e onipresença.

Qual o desfecho da obra Inocência?

O desfecho do romance se encaminha para a eliminação do casal amoroso e da desarmonia gerada por ele. Inocência morre, mas é imortalizada, renascida, como nome de borboleta – Papillio Innocentia – pelo naturalista Meyer, libertando-se do sertão e integrada para o mundo da ciência.

Quem era Cirino?

Uma obra de transição para o Naturalismo. A história conta sobre Cirino, um falso médico que errava pelo sertão e acaba na casa de Pereira, um sertanejo machista e ignorante. Ele cura a filha deste, Inocência, de malária e apaixona-se.

Como termina o livro Inocência?

O desfecho do romance se encaminha para a eliminação do casal amoroso e da desarmonia gerada por ele. Inocência morre, mas é imortalizada, renascida, como nome de borboleta – Papillio Innocentia – pelo naturalista Meyer, libertando-se do sertão e integrada para o mundo da ciência.

Qual era a visão de Cirino em relação à Inocência?

Cirino: Homem bom, mas fraco, que se auto-intitula médico quando na verdade não passa de um curandeiro. Apaixona-se por Inocência e é assassinado por Manecão. Manecão: Homem rude e violento para quem Inocência está prometida.

Quem é o autor do livro Iracema?

José de Alencar Iracema/Autores

Quem escreveu o romance Inocência E o que ele revelou?

Visconde de Taunay O livro Inocência (1872) de Visconde de Taunay é um romance construído a partir de impressões e lembranças da realidade natural e sócio-cultural do sertão mato-grossense.

Quais as características regionais e românticas encontramos na obra Inocência?

Os aspectos do Romantismo podem ser percebidos nos temas trabalhados pelo autor: a idealização do amor e o final trágico. O dualismo na obra também está presente no enredo e na linguagem. ... Também há um mescla entre a linguagem culta (expressa pelo narrador) e a linguagem regional (especialmente no discurso de Pereira).

Quando ocorrem os acontecimentos narrados no livro Inocência?

O tempo no romance Inocência se constitui entre o ano de 1860 (dia 15 de julho), que marca o início da narrativa, com um encontro casual no meio do sertão, entre Cirino e Pereira, e o ano 1863 (dia 18 de agosto), com o capítulo final no qual Meyer anuncia seu achado à 7 BAKHTIN, 2010, p. 106. 8 MACHADO, 1997, p. 74. 9 ...

Como se deve tratar as mulheres Segundo Pereira Pai de Inocência?

Para Pereira, sua filha Inocência devia obedecê-lo em todas as suas decisões, pois, para ele, a figura feminina não era portadora da liberdade de expressar ideias próprias e de até mesmo optar por seu destino.

Que características tipicamente românticas apresenta a situação em que se encontra Inocência?

Publicado em 1872, Inocência tornou-se o maior romance romântico regionalista de nosso romantismo. ... Aqui já temos fatores de forte idealização romântica, tanto na questão da Inocência, que está caracterizada como “mulher anjo”, aquela cheia de virtudes, casta, que se aproxima, em muito, ao divino.

Como se deve tratar as mulheres Segundo Pereira pai de Inocência?

Para Pereira, sua filha Inocência devia obedecê-lo em todas as suas decisões, pois, para ele, a figura feminina não era portadora da liberdade de expressar ideias próprias e de até mesmo optar por seu destino.

Como Iracema era caracterizada pelo autor?

Os traços atribuídos a Iracema são análogos à exuberante natureza local. Ela é apresentada como “a virgem dos lábios de mel”, cujos cabelos eram mais negros que a asa da graúna e o sorriso mais doce que o favo da jati. Essa harmoniosa relação, entretanto, dura somente até o contato da índia tabajara com o colonizador.

Que obra é tida como Obra-prima da literatura regionalista romântica?

Entre as obras que marcam essa corrente literária está "O Ermitão de Muquém", de Bernardo Guimarães, publicado em 1865, sendo, cronologicamente, o primeiro a marcar o estilo. ... A obra mais conhecida do autor é, contudo, "A Escrava Isaura", romance onde ficam implícitas as posições abolicionistas de Guimarães.

Quando foi publicado o livro Inocência?

1872 Inocência/Data da primeira publicação