Cada circuito de 13.800 volts atende cerca de 5 a 10 mil lares. Mas, antes disso, o circuito passa por mais um transformador. Esse transformador é o que vemos nos postes de luz e é ali que a tensão finalmente cai para 110 ou 220 volts.
Se você quer saber mais sobre a distribuição de energia elétrica, faça uma visita ao Museu WEG de Ciência e Tecnologia! Seja sozinho ou em grupo, aqui é possível aprender de forma interativa sobre todo o processo. No equipamento abaixo, por exemplo, o visitante poderá conhecer as diferentes formas de geração de energia e suas fontes consumidoras. Ao construir cada um dos itens, é possível notar quais são os impactos sociais, ambientais e financeiros na nossa vida.
Em boa parte das residências brasileiras, a ligação entre o poste e as casas é a bifásica. Isso quer dizer que há três fios que “saem do poste” em direção aos imóveis. Dois deles são chamados de fases e possuem tensão elétrica; já o terceiro é conhecido como neutro e não tem tensão.
As tensões usuais de transmissão adotadas no Brasil, em corrente alternada, podem variar de 138 kV até 765 kV incluindo neste intervalo as tensões de 230 kV, 345 kV, 440 kV e 500 kV.
Resposta Esperada: A 110 volts é menos perigosa. Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.
Os Cabos para Alta Tensão são de simples identificação por cores e são blindados com fios de cobre nu dispostos de maneira helicoidal por toda a sua extensão, além de sua instalação poder ser feita em locais secos, enterrados no solo ou em locais com água, imersos de forma total ou parcial.
Para a mesma voltagem de 220 V, a intensidade de corrente elétrica que atravessa o corpo dessa pessoa é de: Nesse caso, a corrente elétrica pode ser fatal para a pessoa, causando parada cardiorrespiratória e queimaduras.
A primeira classificação de tensão, segundo a NR-10, não deve ultrapassar o valor de 50 volts para tipos de corrente alternada, ou, nos casos de corrente contínua, não pode ser maior que 120 volts, entre fases ou entre fase e terra.
O sistema de distribuição é composto pela rede elétrica e pelo conjunto de instalações e equipamentos elétricos que operam em níveis de alta tensão (superior a 69 kV e inferior a 230 kV), média tensão (superior a 1 kV e inferior a 69 kV) e baixa tensão (igual ou inferior a 1 kV).
Um projeto subestação 230 KV é um tipo de tensão típica, utilizada em muitas subestações responsáveis por abastecer grades regiões, como a conhecida subestação de Foz do Iguaçu, capaz de abastecer grandes áreas no Brasil.
Já imaginou se sua cidade não tivesse energia elétrica? Talvez você não tivesse um celular ou um computador para usar. Banho quente? Só a gás. Geladeira e máquina de lavar roupas? Nada disso. Ruas iluminadas e máquinas funcionando nas fábricas? Também não.
2. Divididos em dois tipos de acordo com a estrutura: tipo de copo de vinho (B), tipo de triângulo (J), tipo seco (G), tipo superior (S), tipo ponte (Q), tipo de wishbone (C), e tipo de porta ( Eu), tipo de arpão (Yu), do tipo de tambor (gu), forma de V (V), tipo guarda-chuva normais (sz), tipo guarda-chuva invertido (SD), tipo de campo (T), tipo de gancho (S), tipo de Wang (W) e assim por diante.
Torres. Para linhas aéreas, é necessário erguer os cabos a uma distância segura do solo, de forma a evitar contato elétrico com pessoas, vegetação e veículos que eventualmente atravessem a região. Por isso são construídas torres de alta tensão.
As torres são estruturas cuja função é fazer a sustentação mecânica dos cabos condutores e para-raios, transmitindo todos os esforços mecânicos à fundação. É justamente esse sistema que possibilita a ligação aérea entre as centrais de distribuição de energia e os consumidores.
Nos postes, os três fios que ficam na parte de cima são os de média tensão, que alimentam os transformadores. Os quatro fios que vão embaixo são de baixa tensão e saem dos transformadores para alimentação das casas: são três fases e um neutro.
Para as residências, a distribuição é dividida em regiões. Cada circuito de 13.800 volts atende cerca de 5 a 10 mil lares. Mas, antes disso, o circuito passa por mais um transformador. Esse transformador é o que vemos nos postes de luz e é ali que a tensão finalmente cai para 110 ou 220 volts.
Um adulto normal em boa forma, entretanto, comumente exerce entre 50 e 150 watts durante uma hora de exercício vigoroso. Um trabalhador manual médio, saudável, bem alimentado e motivado pode sustentar uma potência de 75 watts durante um turno de trabalho de 8 horas.
Algumas atividades, tais como horticultura, fruticultura, floricultura, plantações de milho, trigo e arroz são permitidas nas áreas B e C da faixa de servidão. A aprovação das benfeitorias está relacionada à sua localização na faixa.
Edifício de 250 metros de altura na China foi fotografado por diversos ângulos e pode ser visitado mesmo com pandemia. Chongqing, na China, tem um cartão-postal imponente que não passa despercebido: o maior arranha–céu horizontal do mundo, com 300 metros de comprimento elevado a 250 metros de altura.
Uma subestação de distribuição comumente recebe linhas de transmissão trifásicas que fornecem energia nas tensões de 69 kV ou 138 kV e abaixa a tensão, usando transformadores, para níveis padronizados de 11,9 kV e 13,8 kV (média tensão).
As tensões de transmissão usualmente adotadas no Brasil, em corrente alternada, podem variar de 138 kV até 765 kV incluindo neste intervalo as tensões de 230 kV, 345 kV, 440 kV e 500 kV.
Os cabos elétricos de alta tensão podem ser identificados de forma muito simples através de cores específicas. Além disso, os cabos são blindados com fios de cobre nu, ordenado de forma helicoidal por toda sua extensão.
As Torres 238 e 241 da Linha de Transmissão Tucuruí-Macapá-Manaus, também conhecidas como Torres do linhão de Tucuruí são duas gigantescas torres de transmissão de energia elétrica localizadas nas margens do Rio Amazonas na cidade de Almeirin, estado do Pará, Brasil.
Burj Khalifa
Estruturas mais altas
Cerca de 12 mil operários de vários países trabalharam na obra do prédio mais alto do mundo, que custou US$ 1,5 bilhões. O Burj Khalifa é feito de concreto e aço, e tem o exterior coberto por mais de 28 mil painéis de vidro. O arranha-céu Burj Khalifa foi construído com formas deslizantes.
Burj Khalifa
Edifício de 250 metros de altura na China foi fotografado por diversos ângulos e pode ser visitado mesmo com pandemia. Chongqing, na China, tem um cartão-postal imponente que não passa despercebido: o maior arranha-céu horizontal do mundo, com 300 metros de comprimento elevado a 250 metros de altura.