Os sistemas de informações logísticas funcionam como elos que ligam as atividades logísticas em um processo integrado, combinando hardware e software para medir, controlar e gerenciar as operações logísticas.
O sistema logístico é uma ferramenta desenvolvida com a função de interligar as atividades logísticas de uma empresa a um processo integrado que tem como base quatro níveis de funcionalidade: transações, controle de gestão, análise de decisão e planejamento estratégico.
Quais os principais sistemas de gerenciamento de logística?
Fluxo de Informações Este fluxo permeia toda a cadeia produtiva, ele trata da troca de informações antes, durante e após aquisição ou venda de produtos na organização. Elo importante entre o fluxo financeiro e o de material, e ainda entre fornecedor e cliente.
Algumas tecnologias da informação, como computadores conectados à internet, teleconferência, telefone fixo e móvel, satélites, além de outros, favorecem de forma direta o fluxo de informações, isso em cadeia global.
As principais atividades de um processo logístico são: armazenagem; estoque; embalagem; transporte; distribuição física; fluxo de informação e nível de serviço.
Fluxos de Materiais (responsável pelo transporte de materiais, que pode ser realizado por meios como rodoviário, aeroviário, marítimo, entre outros); Fluxos de informações (é o fluxo de dados que devem ser sempre corretos e precisos para otimizar a eficácia dos processos organizacionais.
Fluxo Logístico é a Integração dos diversos fluxos dentro de uma empresa. Não é só de transportes de produtos que é feita a logística, existem outros fluxos a serem considerados: fluxo de materiais, fluxo de informações e fluxo financeiro, que compõe o todo organizacional de uma empresa.
Na logística direta, conhecemos o fluxo da cadeia de suprimentos que se inicia com a matéria-prima até a produção, e prossegue com a distribuição até a entrega ao consumidor final.
Os fluxos físicos identificam a origem dos materiais, transporte, descarga, estocagem, processamento de produtos, características da movimentação interna de materiais, perdas e entulho gerados.
Para entender a diferença entre armazenagem e estocagem você precisa compreender alguns conceitos. Primeiramente, o armazém representa a estrutura de um depósito. Já o estoque se trata dos itens guardados dentro desse prédio.
A armazenagem nada mais é do que um conjunto de funções que tem nele a recepção, descarga, carregamento, arrumação e conservação de matérias – primas , produtos acabados ,ou semi – acabados. ... A armazenagem pode ser definida como o compromisso entre os custos e a melhor solução para as empresas .
Aprenderá a planejar, organizar e controlar a gestão de mercadorias em terminais e armazéns a fim de otimizar o atendimento às demandas de consumo e aumentar a economia da empresa. ...
Resposta: estocar: vc aguarda para algum uso. acumular: vc aguarda sem necessidade,sem ter algum benefício.
Quais são os principais sistemas de armazenagem e suas funções?