Do lado socialista na Guerra Fria estavam todos os países que faziam parte do Pacto de Varsóvia (União Soviética, Polônia, Alemanha Oriental, Tchecoslováquia, Hungria, Romênia, Bulgária e Albânia), a China Comunista (até a década de 1960, quando houve um afastamento dos soviéticos), Cuba, o Vietnã e a Coréia do Norte ( ...
Contexto da Guerra Fria A União Soviética defendia a doutrina socialista, argumentando em defesa do proletariado e solução dos problemas sociais. Já os Estados Unidos, representava a economia capitalista, pregando que o sistema era a representação da democracia e da liberdade.
Capitalistas: Holanda, Nova Zelândia, EUA, França, Reino Unido, Brasil, Alemanha Ocidental, Austrália, Portugal, Espanha, Socialistas: Rússia, Bulgária, China, Coréia do Norte, Vietnã, Polônia, Alemanha Oriental, Cuba, Checoslováquia, Hungria.
Quais são os melhores países do Leste Europeu?
A Guerra Fria e o Leste Europeu A única exceção foi a Iugoslávia que não se alinhou com a política soviética embora fosse socialista. De todas as formas, a expressão “leste europeu” foi largamente utilizada para designar os países do continente que haviam adotado o socialismo como regime de governo.
Europa Centro-Oriental Os países que fazem parte dessa região da Europa localizam-se à leste do continente. Essa região compreende a área de países, como Tchéquia, Macedônia do Norte, Eslováquia, Hungria, Polônia, Romênia, Bulgária, Albânia, entre outros.
Resposta. Os mais desenvolvidos em relação a tecnologia, sustentabilidade, potência bélica dentre outras coisas, a Noruega, Rússia e Alemanha que são fortes exemplos.
No aspecto geopolítico e econômico, o leste europeu é considerado a "parte pobre" da Europa, pois a maioria de seus povos, até bem pouco tempo, ainda estavam presos a sistemas feudais e impérios arcaicos, enquanto que as nações mais a oeste experimentavam constantes ventos de mudança com as navegações, o ...
Os países pertencentes ao Leste Europeu possuem uma economia pautada no extrativismo e nas atividades agrícolas, sendo que boa parte dos países encontra-se em um estágio atrasado de desenvolvimento, com altos índices de pobreza, comparando-se com os países da Europa Ocidental.
O Leste Europeu ficou marcado pela proposta socialista estabelecida a partir da Revolução Russa e imposta a partir das estratégias de Moscou, capital do Império Soviético. Os países do Leste Europeu sofreram após a 2ª Guerra Mundial uma enorme influência do Império Soviético.
Resposta. Resposta: A designação política e econômica do Leste europeu provocou profundas mudanças na mapa da Europa.
A insatisfação popular reforçava o anseio de surgir uma abertura política e econômica no país para buscar melhorias sociais. O desejo de implantar um governo democrático na União Soviética consolidou a queda do socialismo no país.
A insatisfação popular que estava em busca de abertura econômica e política; A busca por um sistema democrático na URSS; A queda do muro de Berlim; A ascensão do capitalismo e a difusão da globalização.
- Elevados investimentos em produção de armamentos, em função da competição gerada pela Guerra Fria, feitos pelos países que adotavam o socialismo, sobretudo pela URSS. Isso gerou redução drástica de investimentos nas áreas sociais e na produção de mercadorias, causando desabastecimentos e grande insatisfação popular.
Em 8 de dezembro, ocorreu a assinatura da dissolução da União Soviética entre os líderes da Ucrânia, Bielorrússia e Rússia. Em seguida, foi formada a CEI (Comunidade dos Estados Independentes), que consistia em reunir as antigas repúblicas que formaram a URSS. Dos 15 países, 12 retificaram o tratado.
Primeiramente o socialismo fracassou devido o excesso de centralização do poder, na classe de dirigentes e com os funcionários do governo,na qual passaram a desfrutar de privilégios que não faziam parte do cotidiano da maioria da população. A União Soviética passou por uma crise na qual atingiu a política e a economia.