A metoclopramida pode causar, em determinados pacientes, a chamada "reação extrapiramidal". Essa reação tem origem no sistema nervoso e causa sintomas parecidos com os de uma crise de ansiedade, como o aumento da frequência cardíaca, sensação de rigidez e inquietude e espasmos nos membros superiores e inferiores.
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso deste medicamento são sonolência, sintomas extrapiramidais, síndrome parkinsoniana, inquietude, depressão, diarreia, fraqueza e pressão baixa.
Propriedades farmacocinéticas. O Cloridrato de Metoclopramida sofre metabolismo hepático insignificante, exceto para conjugação simples. Seu uso seguro tem sido descrito em pacientes com doença hepática avançada com função renal normal. Após a dose oral, o pico plasmático é alcançado em 30 a 60 minutos.
A metoclopramida, substância ativa de PLASIL é um medicamento que age no sistema digestório (grupo de órgãos do corpo, como por exemplo, estômago, intestino, entre outros, responsável pela digestão dos alimentos) no alívio de náuseas e vômitos.
Na maioria das vezes em oito dias esses efeitos colaterais ( se é que realmente são, pois podem ser sintomas da própria doença ) desapareceriam.
"Por definição, a depressão refratária acontece quando o paciente não responde da forma esperada após ter feito tratamento com pelo menos dois medicamentos de classes diferentes usados em dose eficaz e por tempo adequado", afirma o psiquiatra Kalil Duailibi, de São Paulo.
olá. o efeito como antidepressivo vai funcionar após 15 dias a dose mínima ser atingida de 75mg. doses abaixo disso podem ser usadas nestas questões de potencializaçao, mas quanto mais longe da dose mínima, mais difícil perceber o efeito. boa sorte.
A dose ideal de manutenção situa-se entre 25-50 mg/dia, podendo ser administrada em uma administração à noite ou 2 vezes ao dia.
Geralmente, a melhora nos sintomas da depressão e transtornos de ansiedade ocorrem após 7 a 14 dias do início do tratamento. Os pacientes devem manter o tratamento por período suficiente até a remissão dos sintomas. Sua eficácia é mantida em tratamentos prolongados, por no mínimo um ano.
Reações comuns (>1/100 e