Zona da Mata
Região Nordeste é dividida em quatro sub-regiões: meio-norte, zona da mata, agreste e sertão. A sub-região do sertão é a que mais sofre com a seca.
Dentre as principais indústrias, estão as do ramo alimentício, calçadista e vestuário. A migração de empresas para a região se deve principalmente pelo fato do Nordeste possuir abundante mão-de-obra e de baixo custo, sem contar que muitos Estados oferecem incentivos fiscais para as empresas interessadas.
A economia do Nordeste foi a que apresentou o maior crescimento nos últimos anos.
A Região Nordeste é dividida em quatro sub-regiões: meio-norte, zona da mata, agreste e sertão. A zona da mata é uma faixa litorânea que se estende do Rio Grande do Norte ao sul da Bahia. É a sub-região mais urbanizada e populosa. O clima é tropical úmido e o solo é fértil em razão da regularidade de chuvas.
O Meio-Norte é uma das quatro sub-regiões do Nordeste. A vegetação predominante é a Mata dos Cocais, com a ocorrência da Floresta Amazônica, a oeste do Maranhão, e o semiárido, na região da Caatinga, sendo a Mata dos Cocais uma zona de transição. ... Encontra-se também nessa região a presença de Cerrado.
Agreste tem clima seco e vegetação de caatinga. Meio-Norte é clima úmido e permite a agricultura.
O relevo do agreste reúne regiões de planaltos, com destaque para o Planalto da Borborema. A vegetação é marcada pelo bioma da caatinga e presença de vegetação caducifólia, que perdem suas folhas em alguns períodos. Cactos, bromélias, algumas leguminosas e arbustos com galhos retorcidos, são característicos do local.
É a maior das mesorregiões do nordeste, englobando a maioria das Unidades Federativas nordestinas. Seu clima predominante é o semiárido, caracterizado pelos longos períodos de seca. ... O sertão é profundamente marcado pela questão da seca e da fome, o que costuma ser generalizado para todo o nordeste.
A principal atividade econômica nos trechos mais secos do agreste é a pecuária extensiva; nos trechos mais úmidos é a agricultura de subsistência e a pecuária leiteira. ... O cultivo da cana de açúcar é a principal atividade econômica praticada na Zona da Mata.
Planalto da Borborema
O relevo da região do sertão é variado com planaltos, chapadas e serras. A vegetação é marcada pelo bioma da caatinga, que inclui uma vegetação rasteira, arbustos espinhentos e árvores de pequeno porte e troncos retorcidos. Destacam-se os cactos e as bromélias que se adaptaram às condições da região.
O Planalto da Borborema é a forma de relevo que caracteriza o agreste na sua porção norte. A sub-região ocupa a fachada leste desse planalto. Quanto ao clima, trata-se de uma transição entre o Tropical Litorâneo e o Semiárido.
No agreste predominam pequenas e médias propriedades rurais onde se desenvolvem a policultura (cultivo de diversos tipos de plantas) e a pecuária leiteira. Seus produtos abastecem o maior mercado consumidor do nordeste - a Zona da Mata.
Resposta. Resposta: Na cidade de Gravatá, no agreste pernambucano, as tradições nordestinas convivem com as baixas temperaturas. O município fica a 447 metros de altitude e tem o clima mais frio da região.
- Agreste - Região interiorana, é a transição entre a Zona da Mata e o Sertão, pois não tem tanta umidade nem tanta secura. ... - Sertão - Área seca, onde se dá a ocorrência da caatinga (mata branca, seca).
semiárido
Na região central do Meio-Norte observa-se a ocorrência do clima Tropical Semiúmido. Com período seco mais extenso, podendo atingir os seis meses entre o inverno e a primavera, tem regime pluviométrico consideravelmente mais baixo, atingindo médias anuais de 1.
Resposta. Bom é chamado assim, pois é a região de transição entre a Amazônia e o Sertão.
Já na região interior, prevalece o extrativismo vegetal, agricultura e pecuária extensiva. - Com relação ao relevo, a área norte é marcada pela presença da Planície Costeira. Já a área centro-norte é caracterizada pela presença de planaltos e chapadas da Bacia do Parnaíba.
sertão e agreste: A ocupação do Agreste e do Sertão esteve muito ligada à atividade pecuária, baseada principalmente no sistema de parceria entre fazendeiros e vaqueiros. meio norte: O Meio-Norte teve sua ocupação baseada no extrativismo vegetal e, principalmente, no plantio do algodão.