Nesse grupo de animais surgiu uma novidade evolutiva: a cavidade digestiva conhecida como cavidade gastrovascular. ... A parede do corpo dos cnidários é formada por dois epitélios: a epiderme externa e a gastroderme, que reveste a cavidade gastrovascular.
Ao contrário dos platelmintos, os nematelmintos apresentam sistema digestório completo, ou seja, com boca e ânus. Esta é a principal novidade evolutiva dos nematelmintos. Geralmente são dióicos e se reproduzem sexuadamente e a fecundação é interna.
Já os pólipos são fixos. 4) A novidade evolutiva em relação aos poríferos é que possuem uma cavidade digestória incompleta. 1) Apresentam o corpo achatado. 2) Apresentam uma cabeça com um par de ocelos, que são órgãos sensíveis a luz.
Os anelídeos constituem um filo do reino animal que compreende os vermes mais evoluídos. Seu nome deriva do fato de ter o corpo dividido em segmentos ou "anéis", peculiaridade que o aproxima dos artrópodes, também segmentados.
Nos moluscos gastrópodes terrestres, o desenvolvimento dos ovos é direto: a eclosão do ovo libera um pequeno molusco semelhante aos pais. Muitos gastrópodes aquáticos, entretanto, possuem desenvolvimento indireto, existindo dois tipos de larvas entre ovo e dulto.
Os moluscos também geram riqueza através da exploração de perolas produzidas por espécies de bivalves. De forma negativa, alguns gastropodes exóticos são pragas agrícolas e outros são hospedeiros de parasitos de importância médica, como o Schistosoma mansoni, causador da esquistossomose.
Caracóis, caramujos, ostras, lesmas, polvos. Todos esses animais pertencem ao filo Mollusca. ... O filo dos moluscos apresenta um grande número de espécies, ficando atrás apenas dos artrópodes. Eles podem ser encontrados em ambientes marinhos, de água doce ou terrestres.
Os equinodermos podem ser divididos em cinco classes: Asteroidea (estrelas-do-mar), Ophiuroidea (estrelas-serpentes), Echinoidea (ouriços-do-mar e bolachas-da-praia), Holothuroidea (pepinos-do-mar) e Crinoidea (lírios-do-mar).