- Messias Jo 1:41; Jo 4:25; Dn 9:25. - Mediador I Tm 2:5; Hb 9:15; Hb 12:24. - Pão Vivo Jo 6:51. - Príncipe At 5:31; At 3:15; Is 55:4; Dn 8:25.
Com efeito, no Novo Testamento, Jesus é mais frequentemente referido como "ὁ υἱὸς τοῦ θεοῦ" (ho huios tou theou), O filho de Deus.
Sabemos que o nome próprio de Deus no hebraico é YHVH ou YHWH (em hebraico, da direita para a esquerda, letras yud, he, vav ou waw e he – יהוה).
Adonai, El Shadai, Elohim Shabaot, Adonai Shabaot, Elohá, El, Ehieh, Iah: existem, de acordo com as tradições místicas judaicas, diversos nomes para Deus. As combinações de letras, palavras, e sons totalizam 72 nomes que compõe uma curiosíssima estrutura numérica e linguística que perpassa toda Torah.
Predominantemente, nas referências feitas nas Escrituras Hebraicas(Velho Testamento) mencionando a identificação do nome de Deus (Ex.: Sal. 83:18; Amós 5:8; Isaías 42:8, etc.), é utilizado o Tetragrama יהוה, comumente traduzido por Iavé, Javé, ou Jeová.
Significado de Chamado substantivo masculino Ação de chamar; chamamento: atender ao chamado do destino. Convite ou convocação que se recebeu: não atenderei ao seu chamado.
Um chamado pode ser para uma situação específica, para uma estação da vida ou até mesmo para toda a vida. Enquanto todo cristão tem um chamado principal, que é viver uma vida de obediência a Deus – cada cristão também tem um chamado individual.
6 sinais de que você tem um dom espiritual:
Como Descobrir o Meu Chamado?
Uma das melhores formas de você descobrir a sua vocação ministerial é fazendo uso da ferramenta chamada oração. Sabemos que Deus é especialista em responder as orações do seu povo; e em relação ao nosso desejo por conhecer o nosso chamado não será diferente.
Na linguagem evangélica é comum encontrarmos o termo “ministério” em referência a algum determinado segmento da igreja ou de grupos formados em outros locais que compartilham da mesma crença, por exemplo, o ministério de louvor, ministério da pregação, ministério de oração, ministério de ação social, ministério ...
Aqui estão algumas maneiras pelas quais você pode determinar quais dons você tem:
Espírito Santo, concedei-me o dom da sabedoria, a fim de que cada vez mais aprecie as coisas divinas e, abrasado pelo fogo do Vosso amor, prefira com alegria as coisas do céu a tudo o que é mundano, e me una para sempre a Cristo, sofrendo neste mundo por seu amor.
Desenvolva seus dons. Qualquer dom que Deus lhe dá pode e deve ser desenvolvido. Você fortalece pela prática cotidiana, estudando e aprendendo com outras pessoas que têm o mesmo dom. Aprendi que quando Deus lhe dá algo, se você o usar bem, Deus vai dar-lhe além do que pensamos.
O que são dons espirituais? Os dons espirituais são “habilidades” que são dadas por Deus para nós, a igreja. Eles são essenciais para o nosso crescimento individual e também de todo o corpo de Cristo. O apóstolo Paulo fala sobre eles em I Coríntios 12 de modo bem detalhado.
“Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei" (Gl 5:23). Os frutos do Espírito Santo de Deus estão mencionados no livro de Gálatas, parte do Novo Testamento.
O mestre ordenou que o talento fosse tomado do servo preguiçoso e dado àquele que tinha dez talentos: "Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem os dez talentos; porque a todo o que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem ser-lhe-á tirado.
Talentos são o seu conjunto de habilidades naturais: aquelas com as quais você nasce e aquelas que você desenvolve ao longo da vida. Dons são todas as habilidades espirituais que o Espírito Santo te dá. Ou seja, são presentes de Deus. (Vai encontrar uma lista com todas elas em 1 Coríntios 12).