Ela é muito importante para o processo de leitura. A letra bastão é muito utilizada no início da alfabetização. Quando essa criança é estimulada nos cinco ou seis primeiros anos com seus aspectos corporais e percepção visual; ela vai desenvolver os pré-requisitos para trabalhar a letra cursiva.
Orientações:
Elabore atividades em que cada um foque o traçado das letras, de modo a superar registros confusos. Podem ser sugeridos, inclusive, exercícios de caligrafia, desde que não seja algo mecânico e repetitivo, como copiar palavras de forma descontextualizada.
Como ensinar o alfabeto?
Ter uma letra bonita e interessante é uma questão não de imitar determinado tipo de escrita, mas de saber empunhar a caneta de maneira correta....Observe uma amostra da sua caligrafia.
Comece devagar. A escrita cursiva fica mais rápida quando se levanta menos a caneta, mas é preciso praticar cada letra e conexão antes de mais nada. Vá aumentando seu ritmo conforme você domina a técnica. Pense na escrita cursiva como uma arte, porque, de fato, ela é.
O Enem não faz nenhuma exigência quanto ao jeitinho da sua letra – pode ser de forma ou cursiva, tanto faz!
A letra da primeira palavra de uma frase é sempre escrita em caixa alta. Nota: depois de reticências, de ponto de exclamação ou de ponto de interrogação pode iniciar-se uma frase ou não. Se não se iniciar um novo período, então, a primeira letra deve permanecer em caixa baixa (e. g. "Ó quimera de Vida!
Evite escrever tudo em CAIXA ALTA: faça como na escrita normal – alterne maiúsculas com minúsculas. Na Internet, o texto em caixa alta significa que você está babando e gritando. Além disso, é mais difícil ler uma frase inteiramente em maiúsculas. Use palavras em caixa alta apenas em títulos ou para dar ênfase.
As letras maiúsculas são usadas no início das frases, que continuam a serem escritas com letras minúsculas. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Se no meio da frase tiver algum nome próprio, nomes de pessoas ou animais, esse também deverá ser escrito com letra maiúscula.