Autofecundação é o processo que o gameta masculino fecunda o gameta feminino do próprio indivíduo que o produz(seres monoicos). Ocorre naturalmente em plantas hermafroditas, que possuem o sexo masculino e feminino no mesmo organismo.
Plantas alógamas são aquelas que realizam preferencialmente polinização cruzada (acima de 95%). Neste caso, a fertilização ocorre quando o pólen de uma planta fertiliza o óvula da flor de outra planta. As espécies alógamas são caracterizadas pela heterozigose, apresentando heterose e endogamia (vide Capítulo ).
Autofecundação: Na autofecundação, os gametas que se fundem são produzidos pelo mesmo indivíduo. Um exemplo de autofecundação é a que ocorre com as tênias.
Autofecundação: é quando a fecundação acontece entre gametas produzidos pelo mesmo organismo. Ocorre nas flores de ervilhas porque a mesma apresenta o sexo feminino e masculino em seu organismo, então ela se autofecunda.
Um dos tipos de reprodução sexuada é a autofecundação, que é um processo que acontece quando o gameta feminino (óvulo) e o gameta masculino (espermatozoide ou pólen, no caso dos vegetais) são produzidos pelo mesmo organismo de um mesmo ser vivo (se verifica naturalmente em vegetais). ...
Reprodução. As tênias são hermafroditas, isto é, possuem os dois sexos presentes no mesmo indivíduo. Não há fêmeas ou machos, e cada proglótide colabora com óvulos e com espermatozoides, ocorrendo então a fecundação no interior de cada proglótide.
A fecundação humana é o momento de encontro do espermatozoide com o óvulo. Em seguida o gameta feminino estará pronto para ser fertilizado pelo masculino e inicia-se o processo de formação do embrião. A fertilização e a implantação do embrião na parede do útero, que dá início à gravidez, constituem a concepção.
Fecundação é a quando o espermatozoide se une ao óvulo e forma o zigoto. Essa formação ocorre no interior das trompas, e o óvulo fecundado em seguida se encaminha na direção do útero.
Para que a fecundação aconteça, deve ocorrer a cópula para os espermatozoides serem depositados no interior da vagina. Esses espermatozoides penetram o colo do útero e seguem até a tuba uterina. Nesse local, devem encontrar um ovócito, o qual é liberado no processo de ovulação.
A fecundação é um processo que ocorre normalmente nas tubas uterinas no primeiro dia após a ovulação. No dia da ovulação, a mulher libera de seu ovário um ovócito secundário, que é chamado popularmente de óvulo. Esse ovócito inicia uma migração em direção ao útero que demora cerca de oito dias para ser completada.
tuba uterina
ampola
As tubas uterinas, também denominadas como trompas de Falópio, são dois tubos contráteis, com 10 centímetros cada aproximadamente, que se estendem do ângulo súpero-lateral do útero para os lados da pelve.
Na mulher, os gametas são produzidos nos ovários, enquanto que nos homens os gametas são produzidos nos testículos. O processo de gametogênese na mulher é chamado de ovogênese ou oogênese, já o processo de formação de gametas no homem é chamado de espermatogênese.