“Uma educação infantil de qualidade precisa oferecer subsídios para que as crianças consigam desenvolver diferentes habilidades. Precisa de equipamentos, espaços e materiais pedagógicos para desenvolver e aprimorar as habilidades da criança.
Concluímos então, que a Educação Infantil é um alicerce e é primordial para a aprendizagem. Ela socializa, desenvolve habilidades, melhora o desempenho escolar no futuro, promove o lúdico, o ético, a cidadania e os laços afetivos, propiciando à criança resultados efetivos para toda a vida.
São discutidos três aspectos referentes ao atendimento público na educação infantil, especialmente na pré-escola: a relação entre oferta e procura, a razão adulto/criança e a dimensão de cuidado no trabalho a ser realizado nessa etapa da educação.
Observe o comportamento da criança quando ela chega na instituição (alegria, timidez ou choro). Observe diária e atentamente enquanto estiver conversando com a criança, seu olhar, seus gestos, sua fala suas reações podem ajudar a avaliar o estado físico e emocional.
Sabemos que a escola de Educação Infantil permite e incentiva o brincar de seus alunos. Na Educação Infantil é possível trabalhar o brincar de diversas formas, possibilitando, cada vez mais, um desenvolvimento global, ou seja, um desenvolvimento social, cognitivo e motor.
Pensadores que influenciaram a educação infantil
Cuidar e educar consiste em contemplar todas as diversidades e ao mesmo tempo, a natureza complexa do indivíduo. Assim, o cuidar e o educar devem possibilitar a construção da identidade e a autonomia da criança, cuidar e educar implica em estudo, dedicação,ajuda e muito amor de todos os responsáveis por esse processo.
O professor pode articular o cuidar e o educar ao tratar temas como, Alimentação saudável com foco em como a alimentação é essencial para a boa saúde, enfatizando os bons hábitos de higiene no dia a dia das crianças antes e depois das refeições, (lavar as mãos, escovar os dentes etc), não sendo necessariamente tirar um ...
O educador infantil tem um papel muito importante no desenvolvimento de uma criança. Entre suas atribuições, esse profissional é responsável por propiciar experiências que ajudem a criança a desenvolver suas capacidades cognitivas (atenção, memória, raciocínio, entre outras).
O objetivo do educador é fazer com que as crianças de uma forma lúdica e prazerosa aprendam os hábitos e práticas de higiene no início da Educação Infantil, incentivando-as a conhecer e a cuidar do próprio corpo.
Na Educação Infantil o “cuidar” é parte integrante da educação. O cuidado precisa considerar, principalmente, as necessidades das crianças, que quando observadas, ouvidas e respeitadas, podem dar pistas importantes sobre sua personalidade e seus interesses, segundo Valdemir Klamt, gerente do Sesc em Santa Catarina.