Propanona ou Acetona. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Ela é um líquido incolor, solúvel em água (devido ao fato de ser polar, assim como a água) e em solventes orgânicos, tem cheiro agradável e é inflamável.
A propanona é mais conhecida como acetona e é muito utilizada como solvente de esmaltes, tintas e vernizes. A propanona é a cetona de maior uso comercial e é mais comumente conhecida como acetona, sendo bastante utilizada como removedora de esmaltes.
Ambos possuem em sua estrutura o grupo funcional carbonila (C = O), com a única diferença de que, no caso dos aldeídos, ela sempre aparece na extremidade da cadeia carbônica, ou seja, um dos ligantes do carbono da carbonila é o hidrogênio; já as cetonas possuem a carbonila entre dois outros átomos de carbono.
As cetonas são encontradas na natureza em flores e frutos. Em geral, são líquidos de odor agradável. Muitas cetonas artificiais e naturais são usadas como perfumes e alimentos. Algumas são substâncias medicinais, como os compostos cetônicos da urina.
Assim, o nome da cetona em questão é 3,5-dimetil-hept-2-en-4-ona. Assim, seguindo a ordem alfabética, o nome usual para essa cetona será metil-propil-cetona.
Os aldeídos são compostos que possuem o carbono da extremidade da cadeia realizando dupla ligação com um oxigênio (carbonila) e uma ligação com um hidrogênio.
Devido à presença do grupo carbonila nos aldeídos e cetonas, as suas moléculas são polares, mas não fazem ligações por ponte de hidrogênio entre si. As moléculas das cetonas são mais polares que as moléculas dos aldeídos. ... As cetonas são mais solúveis em água que os aldeídos devido a sua maior polaridade.
Em química orgânica, carbonila ou carbonilo é um grupo funcional constituído de um átomo de carbono e um de oxigênio, ligados por ligação dupla, que entra na composição de aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, ésteres, haletos ácidos e amidas.
Ácidos carboxílicos Esta função é caracterizada pela união dos grupos carbonila (C=O) e hidroxila (OH). Quando esta estrutura está ligada à cadeia de hidrocarbonetos, identificamos esta função.
Amidas. Amidas são compostos derivados dos ácidos carboxílicos pela substituição de um grupo OH por um grupo amino (NH2). Identifica-se esta função pela presença do nitrogênio ligado diretamente ao carbono da carbonila. A nomenclatura é dada por uma alteração no nome do ácido carboxílico.