Visão geral. No Evangelho de Lucas (Lucas 5:1-11), a primeira ocorrência da pesca milagrosa ocorre logo no começo do ministério de Jesus e, como resultado, Pedro, Tiago e João, estes dois últimos, filhos de Zebedeu, se juntam a Jesus e passam a segui-lo como seus discípulos.
A primeira pesca maravilhosa registrada pelo evangelista Lucas (5:1-11) relata o encontro de Jesus com Seus discípulos, futuros pescadores de homens, na praia, depois de uma longa noite de pescaria, em um árduo trabalho sem resultados.
Manhã A parte da manhã sempre foi vista como um bom momento para a pesca. O amanhecer é considerado um dos melhores horários, devido à movimentação das marés e, consequentemente, dos peixes. Muitos pescadores acreditam que os animais são mais ativos em uma janela de uma hora antes e uma hora depois do Sol nascer.
É sempre bom usar uma quantidade maior de varas durante a noite, a quantidade e distâncias das varas entre si pode ser entre 5 e 9 varas na distância de 20cm uma da outra, diminuindo a quantidade das mesmas, após observar "em quais" as tilápias estão beliscando.
Se as tilápias se alimentarem, é possível que não mordam a isca. Outros pescadores preferem jogar alimento ou ração diretamente na água, próximo do anzol, para fazer com que o peixe morda a isca. O recomendado é não fazer isso muitas vezes, ou a tilápia pode ficar muito “manhosa”.
c) ERVA DOCE: Usa-se somente a ponteira de cada ramo, prendendo o anzol no meio da mesma. OBS: as sobras de capins e erva doce, podem ser picados e lançados na água como ceva. Simples, concordam? Entretanto, o pescador deve ter muita paciência e persistência, pois as tilápias menores detonam muitas iscas.
Minhoca. A minhoca é uma das boas iscas para pescar Carpa, principalmente em pesca de fundo. A minhoca é uma isca mais eficiente na captura de carpas na Natureza, em rios ou represas, mas pode funcionar também em pesqueiros.
CAPIM-MARMELADA (Brachiaria plantaginea) Herbácea anual, ereta e glabra, apresenta enraizamento nos nós inferiores. As folhas possuem lâminias lanceoladas com margens serreadas e suas as raízes são fasciculadas.
Massa para isca de pescar em geral
Isca de peixe
Modo de preparo Deixe a água ferver e adicione as bolinhas. Assim que subirem, em cerca de 3 minutos, estarão no ponto. Escorra em uma peneira, espere esfriar, coloque um pouco de fubá e acondicione em uma vasilha com tampa. A dica é usar uma garrafa de água livre de odores e mantê-la sempre tampada.
Iscas a Serem Utilizadas Não perca seu tempo comprando minhoca californiana ou africana, para pescar grandes tilápias, use a minhoca “brava”, essa é a escolha ideal.
“Para a pesca da piava, piapara e do piau, não há nada melhor que a gordurinha. tamanho de um grão de milho e passe-as no fubá.
Como o piau é um peixe omnívoro, saiba que o tipo de isca é essencial para o sucesso na pescaria. Existem inúmeras receitas diferentes para chamar a atenção da espécie, todavia, a minhoca, a salsicha e um pedaço de carne são suficientes.