A teoria neoclássica da administração é o tema dado a um conjunto de teorias que surgiram na década de 1950 e que propõem uma retomada das abordagens clássica e científica da administração.
Frederick Herzberg
A Teoria Comportamental nos ensina que as pessoas são completamente capazes de tomarem suas próprias decisões, que podem ser motivadas e estimuladas a darem o seu melhor no ambiente de trabalho.
A teoria de Skinner baseia-se na ideia de que o aprendizado ocorre em função de mudança no comportamento manifesto. As mudanças no comportamento são o resultado de uma resposta individual a eventos (estímulos) que ocorrem no meio. Assim, uma resposta produz uma consequência.
No comportamento operante (de Skinner), o ambiente é modificado e produz conseqüências que agem de novo sobre ele, alterando a probabilidade de ocorrência futura semelhante. O condicionamento operante é um mecanismo de aprendizagem de novo comportamento - um processo que Skinner chamou de modelagem.
A punição é um processo no qual reduz-se a probabilidade de determinada resposta voltar a ocorrer através da apresentação de um estímulo aversivo, ou a retirada de um estímulo positivo após a emissão de determinado comportamento indesejado numa terapia comportamental.
18 - Quanto ao operante na teoria de B. F. Skinner, é correto afirmar: a) A noção de operante permite a atribuição de status causal dos estados internos.
Punição positiva: processo operante em que a apresentação de um estímulo conseqüente (aversivo), diminui a freqüência de uma resposta. Punidor primário: tipo de estímulo punidor que teve sua função estabelecida devido à história filogenética.