Os fundamentos são essenciais na decisão do resultado do jogo. Por exemplo, o passe: segundo (Frissei e Mantovani, 1999) a qualidade de bons passes dentro de uma equipe irá poupar seus atletas quanto ao desgaste físico. Passes sucessíveis e corretos envolvem o adversário, fazendo com que seu desgaste físico seja maior.
No Handebol são usados sistemas defensivos como: 3:2:1, 5:1, 6:0, 4:2 e 3:3. O sistema mais utilizado é o 6:0, onde se encontram seis jogadores defensivos posicionados na linha dos 6 metros.
O sistema defensivo de um time em uma partida de handebol consiste em organizar os jogadores em quadra com o intuito de evitar que o time adversário chegue ao gol. A maioria desses sistemas é composta por uma barreira, que é uma linha de atletas posicionados lado a lado próximos da área do goleiro.
No handebol, há dois sistemas principais de ataque: sistema de ataque circular e sistema de ataque posicional. No ataque circular, há uma troca constante de posicionamento entre os jogadores, com o intuito de dificultar a marcação adversária.
As posições de expectativa mais utilizadas no voleibol são a baixa, que é mais empregada em situações de defesa e de proteção ao ataque; a média, utilizada principalmente para a recepção e levantamento; e a alta, que é mais usada para o saque (exceto o por baixo), ataque e bloqueio (MACHADO, 2006).
Os Tipos de Defesa são os Fundamentos de Defesa do Voleibol, as técnicas de defesa mais utilizadas no Vôlei são: Bloqueio, Manchete, Defesa com Rolamento, Defesa com Mergulho ou Peixinho e Defesa com o Pé.
Quais são as táticas de defesa mais utilizadas no basquete?
As posições 1, 6 e 5 são de defesa, os jogadores que as ocupam não podem bloquear, e só podem atacar se estiverem posicionados atrás da linha de ataque, na zona de defesa. Os jogadores da linha de ataque (posições 2, 3 e 4) podem participar normalmente das jogadas de rede (ataque e bloqueio).
Sistemas táticos do voleibol
As posições 4, 3 e 2 são de ataque, portanto, somente os jogadores que as ocupam podem atacar e bloquear dentro da zona de ataque. As posições 1, 6 e 5 são de defesa, os jogadores que as ocupam não podem bloquear, e só podem atacar se estiverem posicionados atrás da linha de ataque, na zona de defesa.
Ataque do fundo: ataque realizado por um jogador que não se encontra na rede, ou seja, por um jogador que não ocupa as posições 2-4. O atacante não pode pisar na linha de três metros ou na parte frontal da quadra antes de tocar a bola, embora seja permitido que ele aterrisse nesta área após o ataque.
– Cortada: jogada mais comum de ataque, consiste no movimento vertical, de cima para baixo, do o braço, enquanto o jogador está em suspensão no ar, para gerar aceleração na bola, com o intuito de cravar a bola no chão da quadra adversária ou explorar o bloqueio do oponente, em busca de vencer o ponto.
Ataque dos 3, ou Ataque dos 3 metros, ou ainda Ataque do Fundo, é uma jogada ofensiva utilizada no voleibol. Esta jogada acontece quando um ataque é realizado por um jogador que não se encontra na rede (ou nas posições de ataque), ou seja, por um jogador que não ocupa as posições 2, 3 ou 4.
Linha de Ataque A sua função numa partida é assinalar qual é a área proibida dos defesas pisarem e mandarem a bola para a outra metade da quadra numa altura acima da rede.
Linha de ataque: são duas linhas próximas da rede (uma de cada lado da quadra) de 3 metros de largura. Também chamada de "zona da frente", ela está paralela a linha central e representa onde os jogadores atacam.
3m
Brunoro, (198X) classifica o saque em cinco tipos: • Saque por baixo; • Saque por cima (tipo tênis); • Saque lateral; • Saque lateral por cima (jornada nas estrelas); • Saque em suspensão (viagem ao fundo do mar).
De ataque – quando faz a bola voltar e cair na quadra adversária. De defesa – quando amortece a violência da cortada e orienta a colocação dos demais atletas na defesa.
substantivo masculino Ação ou efeito de bloquear, de impedir ou dificultar a entrada, a saída ou a passagem em; barreira.
O bloqueio refere-se às ações executadas pelos jogadores que ocupam a parte frontal da quadra (posições 2-3-4) e que têm por objetivo impedir ou dificultar o ataque da equipe adversária. ... O bloqueio também é classificado, de acordo com o número de jogadores envolvidos, em "simples", "duplo" e "triplo".
No bloqueio triplo a idéia principal é tirar a possibilidade de um ataque mais potente fazendo com que o atacante ou explore o bloqueio ou coloque a bola. É importante destacar que todas essas formações de bloqueio poderão ser modificadas a partir de combinações entre bloqueadores e defensores (tática defensiva).
Bloqueio Duplo É o Bloqueio feito por dois jogadores, muito utilizado para Bloquear ataques pela pontas da rede.
O aluno deverá estar de frente para a rede; com os joelhos semi-flexionados; com os cotovelos na altura e na direção dos ombros; palmas das mãos voltadas pra frente. Pode ser necessária a execução de passadas para ajustar o corpo ao local que vai ser realizado o ataque.