O alargamento dos ventrículos cerebrais é habitualmente chamado de ventriculomegalia é um marcador não especifico de alguma anormalidade, sinalizando assim a possibilidade de malformações no sistema nervoso central (SNC) ou em outros órgãos.
O sistema ventricular é uma rede de cavidades preenchidas com líquido cefalorraquidiano (ventrículos) dentro do cérebro. Existem quatro ventrículos: Dois ventrículos laterais dentro dos lobos do cérebro. Terceiro ventrículo encontrado entre os tálamos.
As cavidades do telencéfalo são os ventrículos laterais, no diencéfalo está o terceiro ventrículo, no mesencéfalo o aqueduto de sylvius e na protuberância e parte do bulbo está o quarto ventrículo.
O ventrículo esquerdo do coração humano fica abaixo do átrio esquerdo. Entre eles fica a valva mitral, somente com duas cúspides. No ventrículo esquerdo existem também as cordas tendinosas e os músculos papilares. Desagua na aorta, de quem é separado pela valva aórtica.
O entendimento sobre o funcionamento dos mecanismos de regulação desse órgão tem sido um dos maiores desafios da humanidade desde a Antiguidade. O termo Neurociência surgiu recentemente, em 1970, mas os estudos do cérebro humano são de muitos anos atrás, datam desde a filosofia grega, antes de Cristo.
Conforme Gross, a neurofisiologia moderna começou, em 1870, com a descoberta de Gustav Fritsch e Edmund Hitzig, segundo a qual a estimulação elétrica do córtex cerebral produz reações de músculos específicos.
450 a.C: Os gregos antigos começam a reconhecer o cérebro como centro das sensações humanas. 387 a.C: O filosofo grego Platão dá aulas em Athenas; ele acredita que o cérebro é o centro dos processos mentais.
Afirma-se que algumas pessoas de QI muito elevado usariam mais do que 10% do cérebro, tal ideia é muitas vezes atribuída a Albert Einstein e Margaret Mead.
A idéia foi contestada pela primeira vez em 1965, quando cientistas reportaram a geração de novas células numa região do cérebro de um rato adulto -o hipocampo. ... Essa zona contém as células-tronco, que dão origem a outros tipos de células, incluindo os neurônios e as células glia, que os alimentam.
O exercício físico ainda é capaz de promover ativação de secreção de diversas substâncias no cérebro como endorfina e endocanabinóides, que podem provocar, além do efeito imediato de euforia e redução da percepção de dor, também uma modulação do funcionamento químico do cérebro de forma mais sustentada.
Aprender uma nova língua pode, de fato, aumentar, fisicamente o tamanho do seu cérebro. Como consequência, você se torna mais inteligente quase que de forma instantânea.
O cérebro aprende a partir da combinação de estímulos O lado esquerdo é responsável pelo perfil acadêmico: do raciocínio lógico, fala, matemática. É o lado responsável por ler, ouvir, falar, observar. Assim, quando você absorve conteúdo sozinho, você está utilizando esta parte do cérebro.
Hipocampo
Cerebelo