Qual A Importncia Do Tratado De Tordesilhas?

Qual a importncia do Tratado de Tordesilhas

Qual foi e como funcionava o primeiro acordo diplomático firmado entre espanhóis e portugueses no que se refere à exploração de novas terras e rotas marítimas?

Príncipe Henrique o Navegador (também conhecido como Infante Dom Henrique, 1394-1460) havia organizado as expedições Portuguesas para explorar e desenvolver as ilhas do Atlântico Norte, mas suas ambições pelas Canárias foram repetidamente frustradas. Forças Espanholas e os indígenas Guanches rechaçaram os Portugueses três vezes, porém a situação se manteve instável. Espanha e Portugal estiveram em guerra entre 1474 e 1479, e durante esse período houve uma breve ocupação de Santiago, uma das ilhas de Cabo Verde, por forças Espanholas. A guerra acabou com a assinatura do Tratado das Alcáçovas-Toledo (1479-80), um acordo de paz que possibilitou as primeiras tentativas de determinar quais territórios deveriam pertencer aos Espanhóis e quais outros aos Portugueses. A reivindicação da Espanha sobre as Canárias foi reconhecida, assim como a de Portugal sobre a Madeira, os Açores, Cabo Verde e todo o comércio na África Ocidental.

Antecedentes do Tratado de Tordesilhas

Mesmo sofrendo com eventuais ataques da França ou de outros países, Portugal seguiu expandindo com sucesso seus domínios territoriais na América do Sul, chegando, inclusive, aonde não deveria.

Você, com certeza, já ouviu falar no famoso Tratado de Tordesilhas, mas talvez ainda não saiba da sua importância real na História e como ele basicamente deu início ao que viria a ser o Brasil. Esse tratado assinado na transição da Idade Média para a Idade Moderna.

O problema dessa marcação é que, para o Rei João II, de Portugal, seu país estava saindo lesado do acordo, perdendo territórios importantes e já adquiridos.

Apoiar-nos

Apoiar-nos

Em 1680, em busca de expansão comercial na bacia do Rio da Prata e na região andina, firmou um estabelecimento próximo à Colônia de Sacramento em Buenos Aires. O novo porto gerou tensões e conflitos armados, culminando em um novo tratado de 1750, o Tratado de Madrid.

O Tratado de Tordesilhas de 1494 foi um acordo celebrado pelos monarcas de Espanha e Portugal para dividir o mundo entre os dois, em duas esferas de influência. A linha de demarcação imaginária cortava verticalmente o Oceano Atlântico, deixando as Américas para a Espanha e a África Ocidental e tudo além do Cabo da Boa Esperança para Portugal.

Felipe II, rei dos espanhóis, foi o candidato que venceu a disputa pelo trono e estabeleceu a União Ibérica. Com isso, os colonos brasileiros se movimentaram dentro do território com mais liberdade, forçando as fronteiras entre Brasil e colônias hispânicas cada vez mais para o oeste.

Últimas notícias

Uma diferença gigantesca, levando em consideração que Portugal passou de ter nenhum território nas Américas a uma parte territorial importantíssima, que eventualmente seria motivo de tensões.

2- Definir um limite entre os reinos português e espanhol para a exploração da América para que, assim, um reino não invadisse ou explorasse as terras do outro.

Como esse pedaço da história europeia esbarra totalmente com a nossa, por causa das grandes navegações, esse é um tema extremamente importante para os vestibulares, especialmente para a prova de Ciência Humanas e suas Tecnologias do Enem.

Resumo sobre o Tratado de Tordesilhas

<strong>Resumo sobre o Tratado de Tordesilhas</strong>

Era de se estranhar que, sem nenhum conhecimento prévio, Portugal tivesse solicitado o movimento da linha da Bula Inter Coetera para um número de léguas bastante específico que, mais tarde, culminaria na coincidência do erro de Pedro Álvares Cabral da descoberta do Brasil, país com um potencial gerador de riquezas inimagináveis.

O acordo entre os dois Estados foi posto à prova em diversas situações: quando os Espanhóis descobriram a rota marítima para a Ásia através do Oceano Pacífico, quando a Espanha conquistou os Astecas e os Incas, quando Portugal navegou através do Oceano Índico e além, e quando povoados foram estabelecidos no Brasil Colônia. Com tais expansões coloniais, os dois reinos disputaram por terras habitadas por pessoas que nunca ouviram falar sobre esses dois pequenos países na ponta da Europa.

Foi assim que, reunindo-se com os Reis Católicos Fernando II de Aragão e Isabel I de Castela, ele propôs uma revisão do tratado anterior e sugeriu a criação de uma missão diplomática destinada à renovação da divisão territorial. Surge assim o Tratado de Tordesilhas.

O Tratado de Tordesilhas

A Bula Inter Coetera foi uma linha de marcação no mapa, um meridiano, que definia quais partes de terra ficariam destinadas ao desbravamento e exploração por parte de Portugal e da Espanha.

Tendo como meta desbravar as Índias, Pedro Álvares Cabral acabou, dizem que por equívoco, chegando à costa brasileira. Esse fato sempre gerou tensões entre os dois países envolvidos no Tratado de Tordesilhas.

Discutido e acordado no município de Tordesilhas, na província de Valladolid, na Espanha, o tratado moveu a linha imaginária que destinava as terras ainda por descobrir de 100 léguas a oeste de Cabo Verde para 370 léguas.

Definição

O Tratado de Tordesilhas foi um acordo assinado em 7 de junho no ano de 1494 pelos reinos espanhol e português, na cidade de Tordesilhas, na Espanha. Tudo começou quando, no século XV, Portugal e Espanha deram início às grandes navegações em busca de novas rotas que levassem até as Índias, onde eram comercializadas as especiarias.

Isso gerou diversos embates marítimos entre embarcações das duas coroas, pois ambas queriam participar do comércio. Os portugueses negociaram com os castelhanos um acordo, conhecido como Tratado de Alcáçovas, assinado em 1479.

O que foi o Tratado de Tordesilhas e qual importância ele teve sobre a formação do território brasileiro 02 Quais foram os fatores que contribuíram para a ocupação e a expansão do território brasileiro 92 03 descreva sobre a revolução acreana e A Guerra do Paraguai e como elas contribuíram para a formação do território brasileiro 04 as coroas portuguesa?

n Esse tratado, assinado em 7 de julho de 1494, em Tordesilhas, na Espanha, estabeleceu uma linha imaginária que passava a 370 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde (África). Esse meridiano dividiu o mundo entre Portugal e Espanha: as terras a leste seriam portuguesas e as terras a oeste seriam espanholas.

Qual é a formação do território brasileiro?

A formação do território brasileiro começou antes da chegada dos portugueses. Para evitar conflitos entre Espanha e Portugal, os dois países assinaram o Tratado de Tordesilhas (1494). ... A primeira região a ser povoada pelos portugueses foi o litoral, especialmente o nordestino.

Quais foram os fatores que contribuíram para a ocupação e a expansão do território brasileiro resumo?

A expansão e ocupação do território brasileiro foram ocasionadas por diversos fatores, entre os quais se destacam as atividades econômicas, as expedições para a expulsão de estrangeiros, a busca de riquezas minerais e de índios para escravizar.

Como foi o processo de ampliação do território brasileiro?

Ampliação dos limites do território brasileiro que ocorre entre o descobrimento e o Tratado de Madri em 1750. Nesse período, o país tem sua área aumentada em mais de duas vezes. Essa expansão é decorrente do desenvolvimento econômico da colônia e dos interesses político-estratégicos da colonização.

Quais são os fatores de ocupação do território brasileiro?

História do Brasil A ocupação do território brasileiro se iniciou com pequenos arraiais espalhados em diversas localidades. Tais ocupações aconteceram devido à necessidade européia de ampliar suas atividades comerciais, o que fez com que procurassem novos produtos e novas áreas a serem exploradas.

Quais as causas das modificações no território brasileiro?

O desmatamento das florestas,a poluição do ar e das ruas,as caças e matanças dos animais...

Quais as principais características de um território?

O território é usualmente definido como uma área do espaço delimitada por fronteiras a partir de uma relação de posse ou propriedade, seja essa animal ou humana. ... O termo território vem do latim “territorium”, expressão que se referia a uma terra delimitada ou sob uma dada jurisdição.

Quais são as principais características do Brasil?

Localizado na América do Sul, Brasília é capital do Brasil, território brasileiro possui dimensão continental, sendo o quinto maior país do mundo. O país apresenta diversas formações vegetativas das quais podemos citar: Cerrado, Caatinga, Floresta Atlântica, Mata de Araucária, Pradarias, Pantanal, Floresta Amazônica.

Quais são as características gerais do Brasil?

O Brasil é um país organizado em forma de República Federativa e está localizado na América do Sul, sendo o maior país dessa região continental, com uma área de 8.km². Politicamente, o território brasileiro é subdividido em 26 estados e o Distrito Federal, cuja capital é a cidade de Brasília.

Como se classifica o Brasil?

Resposta: O território brasileiro está localizado na América do Sul, apresenta extensão territorial de 8.