Além de contribuir para a estrutura e técnicas de ensino-aprendizagem, conhecer os aspectos do desenvolvimento humano ajuda a construir vínculos entre educadores e alunos, fortalecendo a confiança e facilitando a prática pedagógica.
Enquanto psicologia educacional se refere à pesquisa teórica, sendo assim mais abrangente, a psicologia escolar assim como a psicopedagogia são subdisciplinas aplicadas. É dado o nome de Psicologia da Educação ao segmento de estudos e pesquisas que visam descrever os processos psicológicos presentes na educação.
A Psicologia Escolar é o campo da psicologia que se articula com a área da educação para proporcionar melhorias nos ambientes educacionais. Inicialmente, essa relação psicologia-educação possuía uma forte tendência em corrigir determinados problemas de aprendizagem do aluno a adaptá-lo à escola.
O psicólogo educacional tem a atribuição de estudar e intervir no comportamento humano no contexto da educação. ... Desse modo, as competências do psicólogo vão ao encontro da prevenção, especialmente na melhoria da adaptação dos indivíduos e na promoção do bem-estar e da excelência acadêmica.
O psicólogo na escola ajuda os professores a adaptarem e ajustarem seus planejamentos de acordo com as particularidades e dificuldades dos alunos. Identificando as áreas em que os alunos têm maior dificuldade de aprender, o psicólogo pode apresentar ideias, soluções e estratégias para serem aplicadas em sala de aula.
Os psicólogos auxiliam os professores identificando pontos que podem ser melhorados no processo de aprendizado para que mais alunos tenham resultados satisfatórios. Além disso, podem manter um acompanhamento próximo aos professores para ajudá-los a desenvolver novas habilidades em sala de aula.
A psicologia educacional também ajuda na compreensão sobre o estágio em que o aluno se encontra com relação ao seu desenvolvimento social, emocional, intelectual e físico. Além disso, leva em consideração o nível de aspiração e o comportamento consciente e inconsciente do aluno.
O ato educativo é fundamental para o aprendizado escolar, no sentido de possibilitar o entendimento dos profissionais pedagógicas em relação às verdadeiras necessidades de cada aluno.