Qual é a importância da auditoria externa? Essa atividade funciona como um atestado da integridade da empresa, ou seja, ela confirma que a organização segue as boas práticas contábeis. Seu principal objetivo é comprovar a veracidade dos registros contábeis.
Auditoria interna é o processo no qual é utilizado um auditor da própria empresa. ... A auditoria externa tem como principal foco a análise das políticas, procedimentos e demonstrações contábeis.
A Auditoria Interna tem por finalidade desenvolver um plano de ação que auxilie a organização a alcançar seus objetivos adotando uma abordagem sistêmica e disciplinada para a avaliação e melhora da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos com o objetivo de adicionar valor e melhorar as operações e resultados ...
Estes dois tipos são denominados de Auditoria Externa e Auditoria Interna. A Auditoria Externa é aquela realizada por auditores independentes (sem relação com a empresa auditada) e têm por objetivo o exame das demonstrações contábeis para emitir um parecer ou opinião sobre a posição das mesmas.
A Auditoria também se subdivide quanto à forma de intervenção, podendo ser Auditoria Interna e Auditoria Externa ou Independente. A auditoria interna é realizada por funcionários da própria organização ou terceirizada. ... Quanto a Auditoria externa ou independente, é exercida por um auditor externo ou independente.
Como já citamos, existem duas maneiras de se realizar uma auditoria. Uma delas é com profissionais da própria empresa que estejam capacitados para isso (Auditoria Interna). A outra é através da contratação de empresas especializadas (Auditoria Externa).
A Auditoria Governamental, subdivide-se em três espécies principais (ISSAI 100): Auditoria Financeira e Auditoria de Conformidade e Auditoria de Desempenho. As duas primeiras são denominadas auditoria de regularidade, já a terceira, é denominada auditoria operacional. A seguir conheça os detalhes.
2.
Após o bacharel em Ciências Contábeis, outra exigência é a aprovação e o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) da região em que o profissional pretende atuar. Com o registro no CRC o profissional estará apto para exercer a profissão de contador mas, ainda não como Auditor Independente.
Para se tornar um auditor financeiro é necessário ser graduado em Ciências Contábeis. Esse curso tem duração de quatro anos e é ofertado em muitas universidades do país. Como é bastante difundido, já pode ser feito tanto presencialmente quanto a distância, por meio do EAD.
Para trabalhar na área de auditoria Interna é preciso ter graduação em cursos superiores de Ciências Contábeis, Administração, Economia, Direito, Engenharia, Medicina, Enfermagem etc. Mercado de Trabalho: O espaço para os auditores Internos está crescendo rapidamente no país.
Nas normas como a ISO 9001 ou 14001 ou 17025, para ministrar o treinamento de auditor interno o instrutor deve ter nível superior e ser auditor líder na norma de referência. Quando se trata da RDC 59/2000, podemos estender o conceito. ... Lembrando que convém que só pessoas com nível superior sejam auditores líderes.
Auditoria externa é uma atividade exercida por um profissional independente, que segue padrões técnicos para verificar a confiabilidade de ações ou informações. Em geral, as empresas contratam auditoria externa para atestar a veracidade dos dados contábeis e auferir a saúde financeira do negócio.
Passo a passo para se preparar para as auditorias
R$ 3.
Por definição, a auditoria independente é o processo de análise e validação das informações financeiras e patrimoniais de um negócio por uma empresa isenta e externa.
A auditoria independente é uma profissão que exige nível superior e é atribuição exclusiva de bacharel em Ciências Contábeis com registro no Conselho Regional de Contabilidade - CRC de sua região.